Não é obscurantismo. É segurança.

É por isso que o código fonte de sistemas militares não é aberto. Não porque eles tenham alguma incompetência a esconder, mas porque qualquer informação que seja divulgada pode ser usada para identificar fraquezas.

Embora as forças armadas sejam custeadas com nossos impostos, é consenso que a disposição delas e seus recursos e capacidades não sejam informações disponíveis a qualquer um. Eu teria, em teoria, direito de saber como meu dinheiro está sendo gasto, mas não tenho.

Ninguém em sã consciência recomenda apenas o segredo como medida de segurança. Só um imbecil pensaria nisso.

Obscuridade, claro, não substitui um esforço dedicado para evitar as falhas de segurança e não sugere que não se deva levar a sério quando uma falha (de processo ou de software) for descoberta (uma verdadeira e verificável, não uma "autópsia de ET"). Eu digo (e repito, com convicção) que uma camada _adicional_ de obscuridade ajuda a tornar um sistema ainda mais seguro.

É bom trancar as janelas da sua casa à noite, mas ficaria mais difícil ainda pro ladrão entrar ele não conseguisse encontrar onde ficam as janelas.

Eu concordo quando dizem que o software das UEs tem que ser reforçado e que é concebível que uma ou outra possa, de quando em quando, ser adulterada (com ajuda de funcionários dos tribunais, mesários e fiscais de partido). Sempre que uma coisa dessas acontece, é importante encontrar e resolver o problema. Mas eu não sei se tornar esse código público é melhor do que, por exemplo, contratar auditorias periódicas.

Mas, de todos os problemas do sistema eleitoral, eu acho que elas são o menor.

<[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:
    É duro alguém defender OBSCURANTISMO, à la idade
    medieval, para um processo eleitoral que se
    pretende DEMOCRÁTICO.

    Um dia venceremos o OBSCURATISMO de mentes, coraçoes
    e urnas eletrônicas.