Ada,

Não vai ser um premio que vai resolver ou apagar séculos de erros passados.

Quando eu avalio competência técnica, eu faço um imenso esforço consciente para fazer os 10 mil anos de civilização (dos quais, no fundo, eu deveria descartar uns 9950 anos) passar por cima dos 5 milhões de anos de macaco, para ser justo e tratar com igualdade aqueles de quem eu gosto, os que são diferentes de mim e aqueles de quem eu não gosto. A diferença está em que eu reconheço que esse esforço existe e eu escolho me esforçar.

Política compensatória não resolve o problema. Pior que isso - esconde o problema e, por isso, torna-o ainda mais difícil de resolver.

Preconceito se resolve com educação e eu tenho um enorme respeito por todos aqueles que, com o próprio esforço, conseguiram fazer esse trabalho. Mas eu volto a dizer - preconceito não é um problema que se resolve de cima pra baixo. Há um bom número de guerras civis que começam assim.

Ada Lemos wrote:
Banffy,
Vc vai demorar, pelo visto, pra compreender a questão gênero relacionado sobretudo às TICs.Ou ainda mais em especial do que foi todo o processo para a mulher ser incluída no mundo do SABER, e o obscurantismo q foi submetida e por milênio viveu, muito mais profundamente do que até a questão racial ,e qd ambas se encontram pra fazer exclusões, ai meus sais. Pobre das mulhers negras pobres, por ex!!!!!ou índias!!!!!!Vcs as têm visto por ai neste mundo de TICs????