On 6/25/06, Fabianne Balvedi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Minhas citações se referem a "elementos", Ying e Yang, que tanto homens
quanto mulheres tem dentro de si, mas que estão em desequilíbrio faz séculos
em tod*s os aspectos de gênero. Eu tanto desejo poder competir sem ter que
me masculinizar ao máximo, quanto desejo que um homem possa escolher não
competir sem ser chamado de boiola.

Desculpe, mas eu não acredito nessa história de equilíbrio ying e
yang. Acho que podemos conversar sobre esse assunto do estereótipo dos
papéis sexuais sem descambar para esse lado místico. ;)

Pequena curiosidade aos leitores: sabem qual é o contraponto que Capra
coloca à competição? A colaboração... :)

Bom, isso me parece bem lógico. :)

> Por exemplo, suponhamos que a tal empresa desse prêmios em dinheiros para
empregados domésticos homens - mas só para homens. Isso não geraria revolta?

Talvez, mas eu não faria parte da turma que iria chiar. E você está se
confundindo no público alvo. Minha observação anterior continua válida, pois
quem faz o trabalho de cuidar da casa sem remuneração é tão voluntário
quanto quem codifica software livre sem remuneração, não é mesmo? ;-)

Mas isso não vale para nós, que somos pouco representantivos da
população. Se estamos falando de cultura, educação e sociedade, essas
coisas envolvem a população e seu comportamento. Não podemos nos
eximir dizendo "eu não faria isso". Certamente, que como indivíduos
inteligentes e pensadores independentes, "não faríamos", mas deixemos
de lado a barreira natural que erguemos para nos defender quando somos
acusados de alguma coisa e tentemos pensar mais como homens ou
mulheres no dia-a-dia, obedecendo as convenções sociais sem pensar
muito nelas, e como se comportariam no geral para esses casos.

[]'s!
--
Pedro de Medeiros - Computer Science - University of Brasília
Email: [EMAIL PROTECTED] - Home Page: http://www.nonseq.net