Até hoje, pelo menos, a opção de qual o formato padrão que vc vai
salvar, ainda é escolha do usuário (Menu "Ferramentas"/"Opções/"Aba
"Salvar").

Veja que isso é a MS se curvando a uma decisão que partiu do mercado:
o Software tem que ser compatível com ODF (vários governos já tornaram
isso obrigatório).

É claro que a MS fez isso pensando em manter o monopólio, mas ela com
certeza pensa também em sua imagem, e sabe que dificultar que se salve
em ODF não seria um bom caminho. Vai ser tão difícil salvar quanto é
salvar em qualquer outro formato.