Olá Ada,

Parabéns pelo seu aniversário e pela sua luta incansável por esta liberdade.

Meditei um pouco sobre muitos assuntos relacionados a sofwtare livre,  mesmo
sobre atitudes de membros da chamada comunidade em relação ao assunto software
livre.

Causa-me alívio chegar à conclusão que muito do que acontece de não muito bom
tem como causa a ignorância, que tanto combatemos, aliada a um espírito de
colonizado, do qual ainda não conseguimos nos livrar totalmente, e à
mentalidade da colônia de exploração, esta que heradamos dos nosso compatriotas
portugueses, visto que o Brasil era inicialmente uma colônia de exploração e
não de ocupação, como foi a América do Norte.

Meu alívio é por pensar que ainda estamos na era em que a quebra de contratos é
algo elementar e que manter um contrato é algo muito difícil para alguns. O
grande contrato, que é o contrato social, descrito por Rousseau, ainda é algo
que está longe de ser cumprido em termos de Brasil. Mas já está acontecendo.

E o software livre apareceu como mediador para tentar fazer com que este
contrato social possa passar a ser cumprido. E esse contrato social, para ser
cumprido/legitimado, nas palavras de Giles Deleuze e Felix Guatari, tem que ser
honrado a cada dia.

Parafraseando meu orientador de mestrado Ivan da Costa Marques:

"O Brasil se constrói a cada dia. Ele se faz com o ir e vir de pessoas nas
calçadas, nas ruas e etc. Isso é o Brasil"

Vamos continuar nesta luta incansável de construção do Brasil com as nossas
ferramentas. Um dia, todos sairão da ignorância, se verão como cidadãos e todos
convergirão o memso fim: um país livre, soberano, justo e solidário.

Tudo de bom para você e para os seus.

"Havendo sufucientes colaboradores,
Qualquer problema é passível de solução"
Eric S. Raymond
A Catedral e o Bazar