Aqui na ENAP, a Intranet está feita com o CMS Mambo (www.mambo.com).
Vc pode usar o fork dele, o Joomla (www.joomla.org) mas o motivo que
originou o fork ficou meio perdido já que a organização que detinha os
direitos do Mambo repassou esses direitos para a Mambo foundation...
Sei lá qual dos dois cai, ou se algum cai.

Para WebMail, vc poderia usar o Zimbra (www.zimbra.com) feito em JSP.

FTP... qual sua dúvida exatamente? É um protocolo já bem difundido, e
os servidores disponíveis atualmente são quase todos idênticos... Toda
a distribuição Linux e os BSDs já incluem um por padrão.