Em 12/07/2006, às 23:09, Ricardo Salveti de Araujo escreveu:

Exatamente. Eu acho que existe, não sei exatamente o porque, uma
confusão muito grande em relação a Java, é estranho ver uma mensagem
dessa em uma lista sobre softwares livres.

Salveti

Bom, até aí até notícia sobre antivírus em Cuba rolou nessa lista durante a semana. Se for para distribuir puxões de orelha baseado no critério "... é estranho ver uma mensagem dessa (sic) ..." então é bom usar uma metralhadora giratória.

Isto posto, e ainda q concorde q o tema da msg original é muito mais pertinente a uma lista de FreeBSD, o fato é q, ainda q a plataforma não seja livre, há várias iniciativas do "dono" dela para tentar torná-la (pelo menos mais) aberta. Se vão vingar, só o tempo dirá. Além disso, não dá pra esquecer q há bastante SL escrito em Java (vide projeto Apache Jakarta e tudo o q sai de lá), embora enquanto não houver uma JVM realmente livre o "Java trap" esteja armado e pronto pra pegar todo mundo.

Mas, até aí, tbém não concordo com o oba-oba q fazem ao redor do Mono (poxa, tem até dinheiro do governo brasileiro financiando projeto na tecnologia), já q APENAS o necessário à construção do CLR (e pouco mais do q isso) seja realmente liberado, enquanto as bibliotecas q realmente fazem o produto ser "utilizável" sejam proprietárias e as implementações alternativas acabem por passear perigosamente ao redor das patentes da MS nos EUA (vide a qtd de patentes ao redor do .Net q a MS obteve nos últimos anos). Por enquanto só estão ilegais nos EUA, mas só isso já basta pra detonar a chance de exportar software baseado no produto pra lá. Novell usa? Bom, há qto tempo eles fazem cross-licensing com a MS mesmo? ;-)

[ ]s,