FreeBSD tb é Software Livre, logo, a notícia tem relação com Software Livre.

Sim, até ai não tem problema algum.

O Java é proprietário da Sun.

Esse é o ponto.

Se entristece alguém que exista software proprietário para o FreeBSD,
e se propõe que se use um livre, que nos indique um livre certificado.
O Jonas está legal? Já está funcionando 100%? Se estiver, há alguém
com competência técnica para fazer o port? Fica fácil atirar pedras
mas não levantar uma palha.

Bom, até agora não vi nenhum sistema livre de java (máquina virtual e
bibliotecas) 100% funcional, existem várias disponíveis, mas poucas
funcionam como esperado.

Lembro que a FreeBSD Foundation prima pela excelência na execução de
Software. É uma das características básicas de todos os BSDs. Tem que
rodar bem, e sem falhas (ou com o mínimo de falhas). Se não há
alternativa livre que supra 100%, os esforços vão para o port do
proprietário, fazer o que? Mas o que não dá é para queimar o Sistema
usando um Software Livre com 50% da funcionalidade em detrimento de
ter o proprietário com 100%

Essa é uma questão interessante. O FreeBSD para ter 100% da finalidade
precisa rodar aplicativos Java? Se precisa, esses aplicativos rodam em
sistemas livres? Se não eu não sei ao certo o que deveria ser feito,
mas gostaria que só fossem utilizados softwares livre.

Como disse o Olival, se é para atirar pedras, que se compre uma
metralhadora. Mas aí, morre a lista. :-(

Certo, é que sou novo na lista. Tomei essa posição devido as regras
que são disponibilizadas.

Mas podem deixar que já entendi o recado: nada mais sobre FreeBSD na
lista. Só Linux, né? Aí pode?

Não, de maneira alguma, esse definitivamente não é o problema. A minha
reclamação é receber um anúncio de um release de um software
proprietário em uma lista sobre software livre. Se fosse para linux eu
reclamaria da mesma maneira, não sei se vc entendeu aonde eu queria
chegar.

Abraços,

Salveti

2006/7/13, Olival Gomes Barboza Junior <[EMAIL PROTECTED]>:

> Bom, até aí até notícia sobre antivírus em Cuba rolou nessa lista
> durante a semana. Se for para distribuir puxões de orelha baseado no
> critério "... é estranho ver uma mensagem dessa (sic) ..." então é
> bom usar uma metralhadora giratória.
>
> Isto posto, e ainda q concorde q o tema da msg original é muito mais
> pertinente a uma lista de FreeBSD, o fato é q, ainda q a plataforma
> não seja livre, há várias iniciativas do "dono" dela para tentar
> torná-la (pelo menos mais) aberta. Se vão vingar, só o tempo dirá.
> Além disso, não dá pra esquecer q há bastante SL escrito em Java
> [...]

Ricardo Salveti

"Free software is a matter of liberty not price.
You should think of 'free' as in 'free speech' and not as 'free beer'."