On Jul 13, 2006, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A todos que responderam a thread:
> "The FreeBSD Foundation is pleased to announce the release of  certified
> Java Runtime Environment  (JRE) and Java Development Kit (JDK) binaries
> for the FreeBSD 5.5 and 6.1 operating systems."

> O importante aqui era o release do Java certificado para o FreeBSD.

Na minha opinião, o importante aqui é a FreeBSD Foundation dispendendo
seus recursos para promover software proprietário.

> Se entristece alguém que exista software proprietário para o FreeBSD,
> e se propõe que se use um livre, que nos indique um livre certificado.

Que tal o GCC, que contém um compilador, um interpretador e uma
biblioteca Java razoavelmente completa?

> O Jonas está legal? Já está funcionando 100%?

Sei lá.  Que eu saiba Jonas é uma aplicação Java, não uma máquina
virtual Java.

> Se estiver, há alguém com competência técnica para fazer o port?
> Fica fácil atirar pedras mas não levantar uma palha.

Ei, e eu até trabalho no GCC!

> Lembro que a FreeBSD Foundation prima pela excelência na execução de
> Software. É uma das características básicas de todos os BSDs. Tem que
> rodar bem, e sem falhas (ou com o mínimo de falhas). Se não há
> alternativa livre que supra 100%, os esforços vão para o port do
> proprietário, fazer o que?

Investir no livre para que ele supra as necessidades?

> Mas podem deixar que já entendi o recado: nada mais sobre FreeBSD na
> lista. Só Linux, né? Aí pode?

Acho que você não entendeu direito.

Da mesma forma que me posiciono contra, por exemplo, Ubuntu, que
contém software proprietário embora minta que é Livre, e o projeto
Debian, que investe recursos do projeto em manter software
proprietário em seu repositório non-free, ao invés de primar pela
liberdade, devo me posicionar contra o projeto FreeBSD, pelas mesmas
razões.  Fazer diferente seria injusto e incoerente com minha postura
e com a ética da liberdade.