On Jul 12, 2006, Olival Gomes Barboza Junior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pois é . . . Parece até essas empresas q empacotam software GPL e
> dizem q ele só pode ser instalado em 1 e só 1 computador,
> restringindo a livre resdistribuição . . .
> Mas, como dizia o Robert Lefkowitz, como vc faz pra vender algo q
> pode ser distribuído livremente e de graça? Simples, chame por outro
> nome... Q tal "subscrição"? :-)

Isso parece um ataque velado à Red Hat, como se meu posicionamento
como membro da FSFLA fosse de alguma forma enfraquecido pelo fato de
eu ainda trabalhar, agora em meio período, para a Red Hat.

Mesmo sabendo de alguns poucos pecados da Red Hat, como insistir em
preferir o termo Open Source a Free Software e em não dar crédito ao
projeto GNU no nome de sua distribuição comercial, sinto-me no dever
de defendê-la de suas críticas infundadas.

A Red Hat não diz que você só pode instalar o software em 1 computador
apenas.  Ela apenas condiciona o serviço de suporte à contratação do
mesmo para o número de máquinas em que o software esteja instalado.
Adquirir suporte para uma única máquina, que milagrosamente se
transmuta de mainframe a notebook a desktop a membro de cluster, faz
com que você precise de muito mais suporte, desbalanceando a oferta de
suporte com a expectativa de trabalho.

Dito isso, o software GPL é livre, você faz com ele o que quiser, de
acordo com o que está estipulado em sua licença.  Você pode inclusive
obtê-lo a partir do site da Red Hat, mesmo não sendo cliente da Red
Hat, algo que nem mesmo a GPL exige que a Red Hat faça.

É verdade que incluem-se pacotes dentro da distribuição que incluem
imagens e logotipos que, por lei, a Red Hat precisa proteger, e por
isso esses pacotes não são GPL.  Você não pode copiá-los livremente.
Ao adquirir uma assinatura, você obtém uma licença para usá-los em uma
máquina.  Para instalar o mesmo software em outras máquinas, você
precisa remover esses pacotes, ou adquirir mais subscrições.  Se você
instalar o mesmo software em outras máquinas e não adquirir
subscrições adicionais, estará violando o acordo de suporte.

Isso não é uma restrição às suas liberdades pertinentes ao software, é
apenas uma condição para prestação do serviço, que tem por objetivo
tornar a remuneração adequada ao volume esperado de trabalho.