Só saindo um pouco em defesa do FreeBSD (tanto que voltei o nome do
assunto para o anterior): por padrão o iso que se baixa não funciona
em chipsets NVidia, justamente porque a NVidia não libera o código
livremente. Assim, por não haver como auditar nem nada o código da
NVidia, a decisão é simples: que se danem os notebooks da HP, hehehe.

Só lembrando que os pacotes proprietários são distribuídos totalmente
à parte da distro, apesar de alguns (na verdade, que me lembra apenas
o JRE e JDK) serem mantidos pela FreeBSD Foundation, e só são feitos
porque o código é auditável.

Um abc!