On Tue, Jul 18, 2006 at 01:41:54AM -0300, Marcelo D'Elia Branco wrote:

> ok, obrigado Tiago. Disso eu já sabia.
>
> Aqui na administraçao pública da Catalunya usamos o FEDORA e também foram
> instalados estes mesmos pacotes com as mesmas finalidades.
> Em casa utilizo UBUNTU com esses pacotes instalados, também com a mesma
> finalidade.
> É o caso similar do Java-proprietário no navegador para poder ler e
> movimentar
> minha conta no Banco do Brasil...ou decod MP3 para poder escutar músicas...
>
> Para minha atividade, enquanto nao houver alternativa livre,
> INFELIZMENTE terei
> [...]

Eu entendo Marcelo, a minha preocupação maior em relação a essas
distribuições é quando se opta por utilizar em massa em grandes
projetos, principalmente de cunho governamental, onde problemas legais
podem gerar um grande estresse no futuro.

Outro ponto importante é que quando uma distribuição do porte e
qualidade do Debian continua firme e forte na sua política de não
suportar software proprietário, acaba 'forçando' que (1) pessoas
desenvolvam os livres equivalentes e (2) indústrias passem a fornecer
aos poucos seus softwares sob licenças livres, por interesse comercial
de os terem oficialmente no Debian. O Kov pode explicar detalhes de um
diálogo com a Intel na Debconf5 que sumariza o que eu disse.

Acontece que surgem as distribuições comerciais, como a Ubuntu, que
começam a 'desvirtuar' esse propósito, oferecendo softwares
proprietários pra um benefício próprio a *curto* prazo. Assim, conheço
hoje gente que antes utilizava Debian e fuçava equivalentes livres de
alguns programas, pesquisava, usava, reportava bugs, mas que hoje usa
Ubuntu, seus drivers proprietários, e o software livre perde usuários.

Mas liberdade é isso aí, vamo que vamo!

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz