Portal educacional de Santa Catarina usa tecnologia cedida pelo Paraná

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, inaugurou nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um portal pedagógico que utiliza, além do mesmo nome, a tecnologia desenvolvida pelo Governo do Paraná para o portal Dia-a-Dia Educação, cedida gratuitamente pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O secretário Mauricio Requião representou o Paraná na solenidade, que contou também com a presença da secretária da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Elisabete Anderle.

Cerca de 28 mil professores da rede pública estadual de Santa Catarina poderão utilizar o novo recurso tecnológico que permite o acesso gratuito a conteúdos educacionais e conta com um Ambiente Pedagógico Colaborativo (APC) exclusivo para a publicação de trabalhos produzidos pelos educadores. O governador catarinense agradeceu a parceria e destacou o pioneirismo paranaense na área da tecnologia educacional: “Esta experiência de êxito do Paraná vai promover a integração de professores e alunos, fortalecendo, também, a relação entre educador e comunidade”, afirmou Pinho Moreira.

O secretário Mauricio Requião, por sua vez, lembrou que o Portal Dia-a-Dia Educação foi desenvolvido em dezembro de 2003 e tem como principal característica o livre acesso aos conteúdos pedagógicos produzidos pelos professores da rede estadual de ensino do Paraná. “Desejamos que esse conhecimento possa ser partilhado, de uma sala com outra, de uma escola com outra, de um estado com outro estado, como agora estamos fazendo, nesta união de dois estados, duas sociedades”, afirmou o secretário.

A transferência gratuita do software, desenvolvido pela secretaria paranaense em parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), foi pactuada em março passado, através de Convênio de Cooperação Técnica assinado pelo Paraná e os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão. Na opinião do coordenador do Portal paranaense, Glauco Menezes, também presente em Florianópolis, o repasse gratuito da tecnologia é considerado um marco. “A partir disso pode ser criada uma rede nacional com conteúdos elaborados especialmente para professores da rede pública”. O sistema é inédito no país por ser desenvolvido em software livre e ter a participação exclusiva de técnicos e professores da rede estadual de ensino.

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a