On 7/18/06, Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

On 7/18/06, Antonio Fonseca <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Nada disso, cuidado com as traduções.

Nada do q exatamante? Não entendi onde o q eu escrevi conflita com o q se depreende do texto.

Refiro-me a "quebrar" a distribuição com a remoção de "pacotes proprietários". Vamos aguardar a contribuição da Fernanda para sabermos quais seriam tais pacotes.

O Ubuntu é um sistema composto por SL simplesmente porque pode ser utilizado sem a necessidade de software proprietário. O kernel Linux não possui software proprietário, até onde sei as aplicações e pacotes incluídos e necessários ao seu funcionamento também não.

Usar código proprietário, não livre, como por exemplo drivers de dispositivos, a máquina virtual Java da Sun, o Flash player, codecs, fontes e etc são escolhas e conveniências do usuário, mas são fundamentais para o funcionamento do sistema.

Um exemplo, até mesmo as placas de vídeo mais exóticas funcionam com o driver vesa do X, a instalação de um driver propritário nesse caso fica a critério do usuário se este decide que precisa de um recurso ou da performance oferecida pelo código não livre, enquanto não existe total equivalência.

Abraço,

ASF