Sabe, grande Alexandre, como empresário a gente não pode simplesmente "largar o Banco do Brasil": as taxas deles, as tarifas, os prazos, os convênios (tipo FINEP e BNDES) e outros serviços para pequenas empresas é INSUPERÁVEL. Não dá para, simplesmente dizer, com a pequenez que temos: "ou muda ou eu saio", entende? Nós saímos, e os concorrentes ficam com a vantagens bancárias do BB. Não estou escrevendo que é um paraíso de Banco, mas não dá para ficar sem trabalhar com o BB, assim como não se poder ficar afastado da CEF ou, em Sampa, da Nossa Caixa. São bancos estatais que estão ao lado dos pequenos empresários, pela própria filosofia do governo central, seja ele de que partido for.
Uma coisa é nossa "luta pelo SL", outra é ser razoável e ver "onde aperta o calo" na área financeira que, nos tempos atuais, é onde temos a parte mais vulnerável.
Abraços do Kikuchi.