Mais um que se entregou pros “home”…
Até quando a Micro$oft vai continuar comprando governos mundo afora?
Até quando governos capachos aceitarão esse tipo de suborno?
 
--
Queridinhozinho
 
"Peterson Danda" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu na mensagem news:[EMAIL PROTECTED]...
O Governo Rigotto da mais um passo no abandono do uso de software livre. O Governador lançou com a empresa Microsoft um plano para utilizar os micros do BANRISUL, Banco do Estado do Rio Grande do Sul, nas escolas estaduais. Os micros que aqueles foram trocados ha pouco em licitaçao contestado pelo Tribunal de Contas do Estado. Agora foi a Rede Escolar Livre que esta sendo desmontada. O Portal lamenta mais esse retrocesso.

A Microsoft vai doar o sistama operacional Windows para um lote de microcomputadores que serão destinados às escolas estaduais do RS. A notícia abaixo não diz qual será a versão do Windows (98, ME, XP, Starter Edition,...).

A notícia também não esclarece se a Microsoft também vai fazer a doação de outros programas necessários para uso educacional, como por exemplo uma suíte de escritório, etc.

Rigotto lança programa RS Educação Digital

18:40 Terça-feira, 27 de Junho de 2006

O governador Germano Rigotto lançou, hoje (27) à tarde, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, o programa RS Educação Digital. Idealizado pelas secretarias da Ciência e Tecnologia (SCT) e da Educação (SE), o projeto contribuirá para o aprimoramento do processo educacional nas escolas da rede pública estadual, estimulando a qualificação de recursos humanos para inserção no mercado de trabalho, ampliando o acesso das comunidades escolares a recursos tecnológicos e modernizando a gestão escolar. Até o final do ano, três mil computadores disponibilizados pelo Banrisul (que passou recentemente por um processo de modernização de seus equipamentos) deverão estar instalados nas escolas. O sistema operacional será doado pela empresa Microsoft, e a Procergs dará apoio técnico à iniciativa.

O RS Educação Digital consiste também na instalação de laboratórios de informática para uso pedagógico, além do provimento de recursos tecnológicos para execução de atividades na área administrativa. "Entre as 3.002 escolas da rede pública estadual, mil já têm laboratórios de informática. O que pretendemos é que todas elas possuam laboratórios, para ampliar a inclusão digital e aperfeiçoar a formação dos alunos", afirmou o governador. Os laboratórios poderão ser disponibilizados para utilização pela comunidade escolar mediante organização prévia do CPM e do Conselho Escolar. As escolas receberão CPU, teclado, monitor, mouse, cartilha de aplicação em aula e manual de orientação para uso. Serão atendidas inicialmente pelo programa 564 escolas que ainda não possuem nenhum computador.

Área estratégica

"Esta iniciativa demonstra que a ciência e tecnologia é uma área estratégica dentro do Governo do Estado. A partir deste primeiro convênio, poderão ser estabelecidos muitos outros, buscando-se cada vez mais a colaboração de empresas que estejam substituindo seus equipamentos de informática e possam doá-los ao Estado, para qualificação do ensino nas escolas públicas gaúchas", disse a secretária da Ciência e Tecnologia, Renita Dametto.

De acordo com a secretária da Educação, Nelsi Müller, das mil escolas da rede pública dotadas de laboratórios de informática, 700 têm acesso à internet. Também conforme a secretária, o Estado está investindo R$ 1,260 milhão em equipamentos de informática, sendo 60% cobertos pelo Tesouro do Estado e o restante, por meio de convênios com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o MEC. Além disso, o Estado conta com Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTEs) instalados em cada uma das 300 Coordenadorias Regionais de Educação, dos quais 19 foram montados durante o governo Rigotto. Para a formação de estudantes em informática, já foram treinados 9.732 professores de ensino médio desde 2003. Outros 700 estão sendo capacitados.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, lembrou que a instituição vem passando por constante atualização tecnológica desde o início da atual administração e que, por orientação do governador Germano Rigotto, os equipamentos substituídos passaram a ser transferidos para o programa RS Educação Digital. "Com isso, estamos possibilitando, efetivamente, que os estudantes da rede pública tenham acesso à tecnologia da informação e assim melhorem a cada dia o seu aprendizado", disse.

Economia digital

A gerente de programas educacionais da Microsoft Brasil, Ana Teresa Ralston, considera parcerias como esta, entre governos e iniciativa privada, fundamentais para promover inclusão na nova economia digital e assegurar um futuro promissor aos jovens estudantes. A empresa, representada na solenidade por Paulo Cunha, já apóia o desenvolvimento de diretores e coordenadores da rede pública gaúcha, por meio do programa Gestão Escolar e Tecnologias, que capacita gestores de instituições de ensino para uso da tecnologia em favor do aumento da eficiência da administração e da qualidade de ensino. Participam do curso 30 cidades, 450 escolas estaduais e 1.845 educadores do Estado.

A solenidade no Palácio Piratini teve a participação do Coral da Escola Oscar Schmitt, regido pelo maestro Vanderlei Barcellos. Estiveram também presentes os presidentes da Procergs, Carlos Alberto Pacheco, da Cientec, Victor Odorcyk, do Seprorgs, Renato Turk Faria, da Fapergs, João Antonio Henriques, da Assespro, Jorge Branco, e do Conselho Regional de Desportos, Cleomar Lima, o representante do Conselho Estadual de Educação, Antonio Saldanha, a coordenadora regional de Educação da Primeira Coordenadoria de Porto Alegre, Cleci Jura, o pró-reitor da Ufrgs Cezar Zen Vasconcellos, e os representantes da Unisinos, Suzane Cardoso, e da Fiergs, Luíza Helena Bazan.

Fonte: PSL-BR Governo do RS

--
Peterson Danda
Monitor Projeto Casa Brasil/ITI/RITS/Petrobras - Pelotas-RS
Ativista do Movimento Software Livre
Militante da Economia Popular Solidária
Linux User N° 410330
Jabber: [EMAIL PROTECTED]
Messenger: [EMAIL PROTECTED]
"Se você treme de indignação perante a uma injustiça cometida a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, então somos companheiros" - Che Guevara
 
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a