On 07/18/2006 02:53 PM, Alexandre Oliva wrote:

> Por recursos não me limito a recursos financeiros.  Recursos humanos,
> tais como tempo dos voluntários do projeto, são provavelmente o
> recurso mais importante.  Tempo de CPU dos ports mais lentos também é
> uma questão.

        Hmmm, o Projeto Debian é aberto, o Debian não diz para seus
desenvolvedores e voluntários manter Software Proprietário, por favor,
não misture estes itens, cada pessoa é livre pra organizar seu tempo e
dedicá-lo ao que achar melhor, se alguém quer manter dezenas de pacotes
e alguns pacotes proprietários, isso não tem relação com o Debian, então
não acho justo que você coloque todos os gatos no mesmo balaio.

        Além disso, os ports que compilam a non-free não são os ports
oficiais do Debian, ou seja, são outras pessoas disponibilizando seu
hardware pra fazer isso.

> Software não Livre mantido pelo projeto Debian faz com que voluntários
> que, de outra forma, provavelmente dedicariam mais tempo ao Software
> Livre, dediquem parte de seu tempo mantendo software proprietário
> legitimado pelo projeto Debian.  Faz com que alguns dos mais
> importantes deles gastem tempo pensando em questões de infraestrutura
> (instalador de pacotes, repositórios, etc) com a finalidade de tornar
> o uso do non-free mais simples.  O Projeto Debian não deveria
> desperdiçar recursos com isso.

        Oliva, por favor, pare de espalhar o que não é verdade, os
pacotes da non-free não fazem parte oficial do Debian, isso já foi
dito e redito e já deveria estar claro a esta altura do campeonato.

        Software non-free não atrasa releases, não é considerado no
ciclo de desenvolvimento, e é mantido por indivíduos, não pelo
Projeto. Além disso, as questões de infra estrutura foram pensadas
há bastante tempo, hoje ela está definido e não muda por causa da
non-free (ainda que estejamos sofrendo com a movimentação de muitos
pacotes pra non-free por não terem licenças livres de acordo com a
DFSG).

> Software não Livre mantido pelo projeto precisa ser compilado nas
> trocentas arquiteturas que o Debian suporta (quando o Software não
> Livre é compilável nelas :-), e isso mantém algumas dessas máquinas,
> que são gargalos, desnecessariamente ocupadas, atrasando e
> dificultando o trabalho daqueles desenvolvedores voluntários que estão
> trabalhando em Software Livre.

        Errado. As máquinas do Debian não cuidam disso. Eu não gostaria
de pensar que você está fazendo FUD, porque essas informações estão
bastante desencontradas com a realidade de como funciona a infraestrutura
do Debian.

> Isso não é GNU GPL, visto que a GNU GPL (v2) não admite restrições
> adicionais.  A licença é apenas baseada na GPL, com uma restrição
> incompatível com a definição de Software Livre.

        O autor licenciou sob GNU/GPL (v2) e adicionou uma
cláusula não livre, infelizmente acontece, tenho alguns exemplos
pra citar, mas estamos off-topic neste caso.

        Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)