Aproveitando um trecho do Romanelli:

> Pois é Margareth, sei do esforço que  o LULA e comandados fizeram para o
> software livre deslanchar, mas isto não ocorreu, sabe pq?? Ficou muito no
> discurso e no projeto, tinha muito paje e pouco indio, muita palestra e
> seminário, e no final das contas, mudou o governo, mudou as estratégias e
> soubrou pouco espaço para o software livre, eu mesmo acompanhei de perto
> tudo que acontecia em Brasília, e vi alguns cursos de linux acontecerem,
> mas observei sérios problemas de planejamento dos cursos, cursos rápidos,
> [...]

É, eu sei muito bem o que é o medo que o usuário tem do linux. Em muitas das
empresas em que fui instalar servidores linux fui abordado por funcionários
preocupados com sua interação com os seus computadores após a mudança. Alguns
perguntavam: "Vou ter que deixar de usar o Office?", "Não posso mais usar o
Outlook?", enquanto que eu instalava apenas um servidor samba.

Houve uma outra rede, essa adepta do Novell Netware, que fiz a migração para
linux e ficaram preocupados com o uso do Pegasus Mail. Mostrei o Thunderbird
para eles e passadas algumas semanas já estão acostumados e nem pensam em
Outlook.

Hoje eu estou em um novo projeto, junto com os demais membros da Comunidade
Fedora Brasil, que visa justamente isso: a migração conciente do usuário para
o linux. Temos nossa própria distribuição, o Ekaaty Linux, que trás várias
pré-configurações para facilitar a vida do usuário e também nossos canais de
IRC, fórums e em breve salas de treinamento virtual para esses usuários.

Agora eu pergunto: Por que boa parte da mídia especializada (portais SL)
simplesmente ignora o nosso projeto? Por que voluntários para ajudar no
projeto é tão difícil? Por que se posta as notícias sobre o projeto em várias
listas e o retorno é nulo ou ínfimo? Se o governo apoiasse os nomes e projetos
independentes do SL nacional, a que nível estaríamos hoje? Comparáveis à
Extremadura espanhola?

[]'s