Pedro A.D.Rezende wrote:
> Só falta agora vc insinuar que teria impacto sim, porque os
> desenvolvedores do Bradesco só conhecem VBScript!

Não vou dizer isso porque não costumo deixar que coloquem palavras na minha boca (nem na minha caneta, nem no meu teclado)

Certificar uma solução para mais de uma plataforma, evidentemente (e nem mesmo você vai questionar isso), tem impacto no custo de manutenção. É por isso que vários programas só tem suporte em versões específicas de um OS, embora até rodem em vários outros sem problemas perceptíveis.

Existem formas de se diminuir retrabalhos, codificando para padrões que sejam compatíveis com todas as combinações suportadas. Mas, mesmo que se faça isso, existe o trabalho de se descobrir quais os limites do que é compatível com todas as combinações possíveis e criar uma infra-estrutura sobre a qual se cria a aplicação.

Acrescente-se a isso a bem tangível penalidade financeira (o banco arca com o prejuízo das fraudes - potencialmente maiores na versão empresarial) por se falhar em impermeabilizar a aplicação em alguma plataforma específica.

Um site simples pode não representar um desafio muito grande nesse campo, mas uma aplicação de internet banking é tudo, menos simples.

E a aplicação tem o problema extra de precisar se manter um "alvo móvel", sendo constantemente alterada (e re-certificada) de forma a quebrar os eventuais exploits não descobertos na semana passada.

Voltando à análise de custo/benefício, quanto custaria fazer direito (suportar, digamos, IE em Windows, FF em Windows, Linux e MacOS, Safari em MacOS e Konqueror em Linux)? Quais versões de browser teriam que ser testadas em quais OSs? Quantos clientes a mais o banco vai ter com isso?

Não se trata de fazer a coisa certa ou a coisa bonita: se trata de pagar contas e ter lucro. O Bradesco, embora bem rico, continua sendo uma empresa que visa lucro.

Eu não tenho dúvida de que, quando houver demanda expressiva por alternativas de browser para o internet-banking empresarial deles, eles vão fazer.

Mas o fato de não fazerem, mais do que má vontade, é sinal de que essa demanda ainda pode ser ignorada sem maiores prejuízos.

O meu site (http://www.dieblinkenlights.com), por exemplo, é mais acessado por IE6 do que por Firefox. E olha que eu escrevo de assuntos que interessam, em sua maioria, àqueles que usariam Firefox, mesmo quando obrigados a usar Windows. Pra mim, é mais importante que a mensagem seja passada aos usuários de IE (que eu posso, com sorte, libertar) do que pros que acessam meu site com lynx em NetBSD.