On 7/28/06, Pablo Sánchez <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Caros,

Sei que temos o estudiolivre.org, e provavelmente esse seria o melhor lugar para perguntar sobre isto, etc e tal, mas alguém sabe me dizer se existe aqui no Brasil alguém apto a dar aulas sobre edição de video utilizando Software livre?


Existe sim, e, felizmente, já é muito mais gente do que se imagina.
 

Me refiro aqui a ir desde a escolha da placa de video, instalação da mesma em ambiente livre (só me lembro das placas com chipset Brook Tree, mas deve ter outras hoje em dia que já funcionam em Linux),


A escolha da placa de vídeo depende de vários fatores, sendo os principais o foco de utilização e a distro escolhida. Portanto, a escolha da pessoa também depende destes fatores. O SL exige cada vez mais humanos multitarefa... :)
 

qual o melhor software para edição não-linear (só me lembro do Blender e outro mais antigo mas que desapareceu chamado Heroine), como utilizá-lo etc?


hmmm, vc estah um tanto desatualizado... o software não desapareceu e não se chama heroine. Chama-se cinelerra, derivação do antigo broadcast, e sua atualização é feita apenas a cada 6 meses por um único desenvolvedor que quase não conversa com a comunidade:

http://heroinewarrior.com/index.php3

como você pode perceber, é o site que chama-se herroinewarrior, e talvez por isso vc tenha se confundido. Há muitas especulações do porque o Adam escolheu este nome, porém nenhuma até hoje confirmada. O código deste programa eh muito bom, elogiado por muitos que não se importam com o lado antisocial de seu mentor e que acabaram fazendo um semi-fork para poder contribuir, pois o cara não compartilha seu processo de desenvolvimento nem tem um CVS aberto para commiters da comunidade. O semi-fork (falo semi pq o Adam acaba usando muita coisa desse CVS não-oficial) está neste endereço:

http://cinelerra.org/
 

Obs: peço apenas linhas guia, similares às dadas ao Anahuac o outro dia.


acho que esta página aqui pode te ajudar:

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=V%C3%ADdeo


abs,
fabs

p.s.: a ESEEI foi uma das grandes responsáveis pelo meu desenvolvimento na área de mídias livres, dei aula lá por quase quatro anos até que em 2005 pedi licença para dedicar-me ao projeto do Estúdio Livre, que tem me exigido uma agenda mais flexível que a de uma professora acadêmica... :)

--
Fabianne Balvedi
Linux User #286985
http://fabs.estudiolivre.org
        
           ++    vote    ++
            ==MUSSUM==
               Cacilds! - 51
                      +-+-
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a