On 07/31/2006 09:02 AM, [EMAIL PROTECTED] wrote:
> Estou meio atonito com tanto lixo (novamente) nesta lista.
> Será que teremos que criar uma nova lista para cada assunto? Favor alguém
> crie uma lista para discutir as regras da lista :)

        Enquanto as pessoas insistirem em reviver threads praticamente
mortas sem adicionar real valor às discussões, vamos continuar o ciclo
vicioso já estabelecido, já falei e repito, algumas pessoas mudam,
outras sentam em cima, teimam e repetem os mesmos erros.

> Será que é melhor eu assinar 100 listas diferentes do que nos contentar com
> uma lista e se não quiser ler apagar a mensagem?

        Eu me contento em apagar as mensagens, não vejo problema nenhum
disso, mas acho que se todos cedem um pouco, todos ganham, a proposta
para o Fedora por exemplo foi passar a fazer um "clipping" mensal. Isso
não elimina o problema de mensagens pessoais sendo enviadas pra lista,
muito menos mensagens onde mais da metade do texto é uma história não
relacionada, uma declaração de amor, um poema, entre outros N exemplos
que poderiam ser pinçados do PSL-Brasil.

> Será que o PSL Brasil necessita de um foco específico?

        Pergunte às pessoas que projetos deram certo sem um foco, não
precisa ser específico, mas é preciso ter um norte, uma direção, ainda
que seja: "não ter foco".

> Faw desculpe me se eu pegar pesado contigo mas:

        Não se preocupe, não pegou pesado. :-)

> 1. Não acho que uma lista com todos os assinantes hiper treinados com
> informações extremamente focadas no assunto da lista seja a solução até
> porque se vc propor isso favor crie um curso de 60 horas para aprender como
> escrever assunto na lista, deve ser presencial e em todo brasil :).

        Ninguém pediu assinantes super-treinado, mas bons costumes no
e-mail fazem bem, agilizam a leitura, facilitam o trabalho, melhoram
a qualidade geral, e não matam ninguém.

        Itens como não fazer top-post (que você fez), pensar duas
vezes antes de responder e avaliar se realmente há algo a adicionar,
usar assinaturas curtas, tentar colocar respostas embaixo de
perguntas e assim por diante, itens simples de netiqueta, nada de
complexo, mas precisa de boa vontade de todos, e digo isso, porque
minha mãe aprendeu aos poucos sobre isso, com boa vontade e ela não
é uma assinante super treinada, é uma usuária normal de computador
e de e-mail. ;-)

> 2. Não acho que o formalismos imperando na lista seja a solução de todos os
> nossos problemas. Não contar piadas, não ser educado, não anunciar
> empregos, não cumprimentar as pessoas porque não está na lista de etiqueta
> da lista de discursão seja a solução.

        Ninguém falou isso. Mas há um padrão aqui e você está
ignorando isso. Algumas pessoas vem repetindo os mesmos erros,
por exemplo, avisar que vai parar de postar em *todas* as
mensagens que manda para a lista, ou então enviar ignorar
respostas e repetir comentários/críticas a um determinado
software mesmo com exemplos claros em contrapartida.

        A lista pode ser mais saudável, só isso, as boas práticas
não fazem mal e ninguém pediu um regime espartano, só sugerimos um
conjunto mínimo de boa conduta pra melhorar para todos, mas como
você vai notar, isso foi silenciosamente ignorado porque os
moderadores não estão com vontade de comprar a briga.

> As regras da lista deveriam ser (minha visão pessoal):
> 1. Não ofender o próximo.

        Isso está na netiqueta.

> [...]
> nada a ver com nada, é apenas ofença pessoal sem qualquer relação com o
> software livre. O cara que escreveu isso a meu ver é inteligente, saca
> muito de muita coisa mas trouxe uma informação para esta lista que deveria
> realmente ser levado para outra lista qualquer. Por isso este cara não
> deveria estar nesta lista pois a contaminação é fatal para lista. Se ele
> saisse 10 vezes criassem 10 nomes diferentes e mantesse as 10 vezes a mesma
> postura, ou 10000 vezes, deveria ser excluído todas as vezes desta lista).

        Perfeito. Note que isto não difere em falar de promessas de
políticos ou de discursos que não aconteceram, neste último caso a
linha é mais tênue, mas é o mesmo caso, completamente não relacionado
com Software Livre no Brasil.

> Só vou concordar um um ponto que acho comum, Notícias do Fedora
> (específicas) poderiam mesmo ir para uma lista do Fedora. Notícias do
> Fedora gerais poderiam vir para esta lista sem problemas. Notícas da Ada,
> são muitos mas tem uns onde ela traz o problema e solução PUTZ são ações
> que controem e não notícias simplesmente. Quem achar que isso não é
> importante para o sl deve comprar um óculos novo :). Tem alguns que
> mobilizam todo o Brasil (pelo menos deveriam).

        Sem dúvida a Ada tem notícias ótimas e ninguém criticou isso,
mas muitas das respostas delas em outras threads não tem relação
*nenhuma* com o assunto sendo tratado, e há muitos outros fazendo o
mesmo, usando ganchos pra dar porrada ou pra descer o sarrafo em
assunto não relacionados.

> O fomento por este assunto está (a meu ver) indo na contra mão do que nós
> desejamos. Estes assuntos poderiam ser discutivos privativamente com um cc
> para um grupo de 5 pessoas pois esse assunto que estamos falando nesta
> thread não tem nada a ver com software livre (a meu ver).
> Mas como ela já está repercutindo de uma forma a meu ver estranha não
> poderia deixar de lado.

        Repercutindo? Praticamente morreu... em algumas semanas o padrão
vai se repetir, vamos falar disso de novo e novamente vai morrer, até
que alguém compre a briga e tenha o "poder da caneta" pra moder fazer a
tarefa chata de moderar (contatar pessoas em PVT, solicitar atenção,
ter paciência e claro, ser odiado pelos moderados).

> Desculpe me pelo super, hyper, ultra offfffff-topic :).

        Se tivesse marcado como tal, não precisaria nem se desculpar,
pois os filtros de muitas pessoas, teriam automaticamente descartado
a mensagem. ;)

> Favor ETIQUETAS TRATEM PRIMEIRO EM OFF se possívem com MAIS DE UMA PESSOA e
> se possível quando prolongar, PROLONGEM EM OFF.
> A lista agradece,

        Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)