Fernado,

Discuto com prazer a questão, visto que a cidadania
apenas poderá se posicionar seriamente sobre as
questões públicas se há a discussão pública das
questões.

Parece que a Dataprev vem sendo vista por alguns
segmentos desta lista PSL-Brasil como o "anti-cristo",
o grande centro anti-política-de-software-do-Governo,
o "reduto" do software proprietário, o repositório de
sistemas de má qualidade, etc ... As perguntas são as
seguintes: será que se está falando com conhecimento
de causa? Os que criticam conhecem de fato os
sistemas? Sabem efetivamento qual é o serviço prestado
pela Dataprev? Sabem da importância desses serviços
para milhões de Brasileiros? Ou será que falam sem ter
informações com base em "idéias" segmentadas e na
emoção pura apoiada nessas idéias?

Se você tivesse lido o primeiro texto que postei,
longo é fato, mas necessário para evitar visões
pontuais, teria entendido que:

1) O contrato atual deriva de um contrato (formal)
assinado entre o Governo passado, legítimo e que agora
nops abrigamos a cumprir, constando desse contrato
cláusulas específicas a serem seguidas;

2) Que o contrato, a saber, do INSS (e não Dataprev)
com os bancos de "desenvolvimento internacionais"
apenas agora conta com a gestão técnica da Dataprev. A
maior parte do empréstimo já foi executada no Governo
passado. O contrato está aí, há escassez de dinheiro,
tem regras nem sempre as mais favoráveis e cabe ao
administrador público sério fazer o melhor o possível
com tal realidade;

3) Que a Dataprev é uma das empresas de Governo que
tem  o maior volume de software livre implementado em
seus servidores. Embora haja o legado desenvolvido em
Governos passados, tal migração não é uma migração de
poucos sistemas nem isto é tão simples quanto possa
parecer ao pessoal de micro-informática,
particularmente considerando que a prioridade é
atender ao cidadão e não a tal migração que, embora
importante não é central. A base de software livre na
Dataprev é idêntica ou maior do que a de Serpro e
Datasus, bem como das empresas públicas nos Estados;

4) As filas não derivam de sistemas ruins, mas de um
sistema de atendimento ao povo montado durante muitos
anos de mau Governo, particularmente os últimos 8 anos
de PFL-FHC com seu ímpeto de desmonte da máquina
pública e eis aí a razão das filas e não nos bons
sistemas, reafirmo e dos quais você fala possivelmente
sem saber quais são eles;

5) Não conheço o atual Presidente da Dataprev, mas não
há razão de dar voto de desconfiança, particularmente
em função de boas referências recebidas quanto sua
atuação em outros órgãos de Governo;

6) A migração para software livre não deve de forma
nenhuma ser a prioridade zero, repito, mas por ser
importantíssima para o Brasil como todos aqui sabem,
deve ser feita. Espero por isto mesmo que a atual
administração apesar de viver inúmeros problemas
imediatos, consiga um bom diálogo e articulação com a
sociedade civil e Governo no sentido da inclusão
digital e do software livre;

7) Condenar o Estado e as empresas públicas pelo
Estado lastimavel ao qual os mesmos foram conduzidos
pelo "desgoverno" dos neoliberai no Brasil é como
condenar as crianças da nossa população por tantos
anos de falta de escolas e desnutrição e então propor
repovoar o Brasil com nórdicos e americanos do outro
hemisfério. Apesar dos mal-tratos tenho a dizer, nosso
povo é muito bom e foi competente para desenvolver uma
das culturas mais ricas do planeta. E no caso da
informática pública, muito obrigado ... o Brasil não
precisa dos "outsourcings" do capital estrangeiro
conforme era proposto no Governo PFL-FHC. A Dataprev,
apesar dos mal-tratos, possui dos melhores sistemas do
país (não apenas de Governo), pena que você não
conheça tais sistemas. E por favor, não confunda
sistema com software.

Abraços cordiais,
Flavio.

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39