Antonio Fonseca escreveu:
Caro Tiago,

Segue uma sugestão de leitura, atente para o tema módulos de código
proprietário no Kernel.

Sendo as palavras de um desenvolvedor do kernel certamente devem valer mais
do que as minhas.

http://www.kroah.com/log/linux/ols_2006_keynote.html

Este texto é realmente muito interessante.

Sobre módulos proprietários, é de fato importante ter em mente aquela projeção de que, se fosse permitido adicionar módulos proprietários ao Linux, em um curto prazo distribuições mantidas por comunidade (como Debian) entrariam em colapso e se extinguiriam.

Só mais alguns pontos:

1- A pessoa que informou do uso de software proprietário, que quando
retirado do Ubuntu "quebraria" o sistema, já repassou informações mais
específicas sobre do que se trata para podermos analisar melhor?

Até agora, a informação mais relevante foi você mesmo que postou (sobre /"restricted components"/):

http://www.ubuntu.com/ubuntu/licensing

2- É realmente possível "viver" somente com o que já existe em forma de
software livre hoje? Ouso dizer que não (essa parece ser inclusive a opinião da própria FSF).

Discordo da _generalidade_ de sua resposta.

Eu não posso assumir que _todos os usuários_ ficariam satisfeitos somente com software livre, mas *eu* estou mais do que satisfeito em usar _somente software livre_.

[Pra ser rigorosamente exato, uso _um único_ software não-livre (Scala), que é gratuito e cujo código-fonte eu posso obter e modificar para meu próprio uso. O autor do programa tem considerado a hipótese de torná-lo efetivamente um software livre, embora ainda não o tenha feito. Outra possível exceção é um arquivo soundfont que veio com a placa de som.]

Oferecer facilidade para o usuário do sistema Linux poder
utilizar qualquer hardware disponível no mercado não me parece ser algo
errado? Mas concordo que é preciso deixar claro como isso está sendo feito.

Acho aceitável até que a solução livre exista. E, sim, isso deveria ser explicitamente indicado.

3- Se pelo menos alguém pudesse colaborar (talvez a pessoa que deu a
informação inicial sobre o código proprietário) e informar o que extamente
há no sistema que conflita com a informação de que ele é um sistema livre e
por quê? Seria legal, seria sairmos da mera especulação.

Infelizmente não disponho de muito tempo no momento para uma investigação
individual  aprofundada.

Abraço,

ASF

Hudson