Pra mim essa thread já estava enterrada, mas . . .

Em 01/08/2006, às 17:14, Antonio Fonseca escreveu:

1- A pessoa que informou do uso de software proprietário, que quando retirado do Ubuntu "quebraria" o sistema, já repassou informações mais específicas sobre do que se trata para podermos analisar melhor?

A pessoa, no caso, seria a Fernanda Weiden (q andou postando umas msgs recentemente), conforme indicação do Alexandre Oliva. Ela não postou nada, mas eu - particularmente - havia entendido q a msg q o Tiago cita posteriormente sobre os firmwares proprietários já bastaria pra definir a questão do q vem de proprietário no Ubuntu e q não pode ser removido tão facilmente (neste caso, me parece q no mínimo vc teria de recompilar seu kernel, o q pode até ser simples, mas . . .). Pela capacidade técnica da Fernanda, certamente deveria ser algo q "pega" mesmo.

2- É realmente possível "viver" somente com o que já existe em forma de software livre hoje? Ouso dizer que não (essa parece ser inclusive a opinião da própria FSF). Oferecer facilidade para o usuário do sistema Linux poder utilizar qualquer hardware disponível no mercado não me parece ser algo errado? Mas concordo que é preciso deixar claro como isso está sendo feito.

Repetindo um pouco o q vcs já colocaram adiante: o problema aqui não foi a distribuição trazer software proprietário q até serve para "facilitar" as necessidades gerais de várias pessoas (eu mesmo ficaria sem acesso a redes wifi sem o firmware proprietário da Texas para o PCCard Dlink q eu usava no meu notebook HP), a questão é estampar no encarte dos CDs q o Ubuntu é composto *inteiramente* de SL. Não precisava chegar a tanto e passar por mentiroso. Pra mim, a proposta de valor da distribuição sempre foi clara: rodar em qqr lugar e facilitar ao máximo pro usuário, mesmo sacrificando algumas liberdades, porém sem cair na "libertinagem" de um Linspire, por explo. Ou, citando uma brincadeira q li outro dia: "Ubuntu é uma antiga palavra africana q significa: não consigo instalar o Debian". ;-)

[ ]s,