Fernanda,

Sendo assim parece mesmo que você tem razão em ficar aborrecida com a inscrição na embalagem do CD. Acredito que ela não corresponde exatamente a realidade e isso é muito ruim.

Mas só pra eu concordar completamente com você (e me poupar tempo - desculpe minha pretensão), você poderia citar um exemplo de um pacote com drivers non-free que eu, ao tentar remover leve junto o Kernel? Gostaria de experimentar isso.

Mesmo que eu ainda possa re-compilar o Kernel, eliminando o que não é GPL e deixar também no sistema somente os pacotes com software de licença livre, ainda assim sou obrigado a concordar com você de que a inscrição da embalagem do Ubuntu não corresponde a verdade!

Sobre me disiludir, não se preocupe você não chegou nem perto! ;-)

Caso você esteja 100% correta e essa seja a mais terrível das realidades, ainda assim, rogozigemo-nos com o anúncio da Novell de não liberar mais o Kernel do Suse com qualquer código que não seja GPL, mantendo no entanto a possibilidade de adicionar drivers proprietários ao sistema posteriormente (isso é importante, não nos iludamos) e torçamos para que isso influencie a todos.

Um abraço,

ASF

On 8/3/06, Fernanda G Weiden <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Antonio Fonseca wrote:
> Continuo achando que seria legal a Fernanda, ou quem citou a Fernanda
> ser específico sobre o que exatamente quebra o SO. Porque acho que
> re-compilar o Kernel tirando alguns módulos não faria isso, em todo caso...

O problema é que 99% dos usuários não sabem recompilar o kernel tirando
os módulos proprietários, que vêm no mesmo pacote dos livres. Então se
você listar os pacotes que têm drivers non-free e desinstalá-los,
automaticamente você desinstala o kernel, e daí, acho que não preciso
explicar o que acontece depois que a máquina reboota, né? Pra mim isso é
quebrar o SO.

Na instalação do sistema não fala que estão sendo instalados módulos não
livres. E desculpe te desiludir, o sistema chamado Ubuntu é um conjunto
de kernel + aplicativos. Isso quer dizer que se o kernel tem módulos
proprietários, por mais que a capinha linda do CD grátis diga que é
Software Livre, Ubuntu não é Software Livre.

Questionei o pai da criança, Mark Sh*** (nunca lembro o nome dele, mas é
o que foi passear no espaço) e ele falou que isso é uma decisão estratégica.

É realmente muito triste que a decisão estratégica de uma empresa seja
mentir para as pessoas.