Luciano,

Concordo com vc. em parte, acho q isso não tem muito haver com S.L. Acho que tem haver com monopolio.

Em 1990 e alguma coisa eu precisava dos novos ceps, pois foram alterados para 8 digitos.  No prédio dos correios em Brasília no Setor de Autaquias Norte, fui muito bem recebido por uma servidora.  Ela me cedeu os cep's dos estados que eu precisava.

Tudo foi copida em 13 disquetes de 1.44 mb, etiquetados com etiquetas com o logo dos Correios e informando o que continha em cada disco. A servidora tinha tudo pronto para atender aos usuários. Cedeu até um programa para manipular os dados, leiame.doc e arquivos em txt(GPB.TXT) para importação. Tenho esses discos até hoje, Se quiser posso enviar p/ vc. mas acho q estão desatualizados. Melhor, se vc. quiser eu coloco em algum lugar p/ vc. baixar. Tenho do DF, Bahia, AL, AM, AP, MA, MT, PB, PI, RN, RO, CE, GO, SC, SP, AC, ES e outros. Se os discos estiverem ok e vc. quiser, posso ceder, pois acho q base de dados pública e não estratégica não tem licença. :o) Ou será q tem?

Os correios já ganham com as postagens, o minimo que poderiam fazer é fornecer os cep's impressos, pela web ou em arquivos txt. O máximo que poderiam cobrar seriam gravação em midias ou tratamento especial na base de dados. A base de dados dos CEP's tem que ser tratadas como públicas, grátis e de fácil acesso. Isso tem haver com monopólio e não com S.L.

t+

Cleber