Caros,

Há poucos meses, quando eu estava trabalhando no governo do Rio, foi
desenvolvido um software de contribuintes do estado, que salvava os dados dos
cidadãos num postgreSQL. A nossa primeira solução era consultar a base dos
correios a partir de um cliente web, buscando os ceps de cada logradouro,
filtrando automaticamente o html recebido, retirando o dado (CEP) obtido e
salvando no postgres.  Mas, por razões éticas, o departamento em que eu
trabalhava optou por comprar a base de dados dos correios.

Fica, portanto, a dica de que é possível e ao meu ver totalmente legal, fazer
este "puxador" da base de CEP, mas que a boa política indica a compra da
base. Vale lembrar, entretanto, a frase que existe no software disponível na
web dos correios:
Busca CEP - Localidade / Logradouro

O uso deste aplicativo é restrito a consultas individuais de CEP, destinadas a
endereçamentos de objetos de correspondências a serem postadas nos Correios.
Para outras finalidades consulte o Diretório Nacional de Endereços - DNE.

Um abraço!

Ricard Filipo

Cordialmente,
Ricardo Filipo