Companheiros(as) e Ricardo,

> Ada Lemos wrote:
>  > Democracia se constrói, amplia, aprofunda, sedimenta no dia a dia com
>  > muito empenho,trabalho, vigilância, transparência, liberdade.
>  > Bjs,
>  > Ada
>
> Bonitas palavras, Ada.
>
> Na verdade, como diz o assunto da mensagem, ela é sobre por que não usar
>   SL nas urnas.

Sim.

> Há alguns bons motivos para se usá-lo e eu,
> pessoalmente, preferiria que fosse assim.

Vc vê motivos para NÃO Usá-lo?

> Verdade que sem lá muita
> convicção, já que existem bons motivos para se atingir uma
> auditabilidade adequada por outros meios.

Uma pena vc não ter muita convicção em defender o uso
de SW Livre e Open Source em Sistemas Eleitorais.
Quais seriam os "outros meios" para uma auditabilidade
adequada?

> Infelizmente, software-livre não é uma pílula mágica que possa ser
> acrescentada a um sistema imperfeito para erradicar todos os seus
> defeitos. Os problemas do sistema eleitoral brasileiro são muitos e
> alguns deles até passam pelas urnas eletrônicas.

Correto. Não é mágica e não corrige cagadas e escolhas
totalmente equivocadas. E a inabilidade e desconhecimento
do que venha a ser sw livre e open source PODE ser o
maior obstáculo ao uso por parte do TSE. Os caras NÃO
sabem como funciona e as CAGADAS vão ficar expostas.
Mais fácil usar "pacotes" fechadinhos e auto-instaláveis.

> Mas, mesmo que fosse possível fazer delas espelhos absolutamente
> confiáveis dos votos nelas depositados, elas seria apenas isso. Todos os
> outros vícios continuariam presentes.

Nunca se esqueça. Soluçoes LOCAIS só serem para problemas
LOCAIS e podem dar impressão de FALSA segurança em outros
momentos/ambientes. Como não temos "poções mágicas" seria
melhor Sw livre/open Source NO SISTEMA ELEITORAL ao invés
de somente nas urnas.

> E a todos os que ficassem satisfeitos acreditando que basta que muitos
> olhem o código-fonte para que ele se transforme em algo perfeito e
> seguro, eu lembro que existe bem pouca coisa mais perigosa do que a
> falsa noção de segurança.

Como tenho dito...

> Não adianta as urnas ficarem perfeitas enquanto os outros vícios
> permanecerem. Erradicando os outros problemas, os das urnas acabarão,
> inevitavelmente, erradicados também. É um problema que precisa ser
> resolvido, mas na direção certa.

Como tenho dito...

> É preciso tirar os olhos da coisa brilhante e olhar para a causa do
> problema. Aí veremos melhor o ponto em que as alavancas do empenho, do
> trabalho, da vigilância, da transparência e da liberdade podem ser
> melhor aplicadas para mover a po**a da pedra que está sobre o nosso pé.

Como tenho dito...
SISTEMA ELETRONICO ELEITORAL BRASILEIRO - A COISA!

[]s,

Evandro Oliveira
Brasília - DF