Title: Sociedade pode sugerir contribuições aos Padrões e-PING

A versão 1.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) está em consulta pública no portal www.governoeletronico.gov.br (consultas públicas - consultas em andamentos). Foram introduzidas novas especificações técnicas e incorporadas melhorias nas áreas de interconexão; segurança; meios de acesso; organização e intercâmbio de informações; e integração para governo eletrônico.

A consulta pública vai fornecer subsídios para a publicação da versão 2.0 do documento que será consolidada até novembro desse ano. Também serão promovidas audiências públicas no mês de setembro para ouvir a opinião de gestores da área de tecnologia dos governos federal e estaduais, universidades, empresas de tecnologia da informação e todos os interessados em contribuir com o desenvolvimento da arquitetura.

As sugestões podem ser encaminhadas até o dia 17 de outubro através de formulário eletrônico disponível no endereço da consulta pública. Também serão aceitas contribuições enviadas para o correio eletrônico [EMAIL PROTECTED], pelo fax n° (61) 3322-5063 ou por carta encaminhada para o  endereço: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 140, 70.046-900 - Brasília - DF.

A arquitetura e-PING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. Essa arquitetura possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, esse padrão garante um fluxo contínuo de informações por meios eletrônicos que tornam os serviços públicos mais ágeis e mais fáceis de serem utilizados pelos cidadãos.

Catálogo

Também entrou em consulta pública no dia 21 de agosto o Catálogo de Padrões de Dados (CPD) que permite padronizar os dados (como o formato e tamanho) trocados entre os órgãos. Esses padrões integram a arquitetura e-PING e buscam facilitar o intercâmbio de informações.  O documento também está disponível nas Consultas Públicas do portal www.governoeletronico.gov.br.

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a