Title: A vez da Comunidade, com Jarbas Teixeira.

A vez da Comunidade
Com Jarbas Teixeira, da prefeitura de Fortaleza.

A participação da Comunidade para o sistema de inventário CACIC, desenvolvido pela Dataprev, aconteceu praticamente desde o início do projeto, em junho de 2005. As primeiras contribuições surgiram com Yves Junqueira e Leonardo Mello, que apresentaram o primeiro desenho do agente linux. Os alunos da UNB, Bruno Braga e Camila Kinoshita, coordenados pelo professor Jorge Henrique Cabral, disponibilizaram uma proposta de arquitetura no modelo JMX para a ferramenta. Um grupo de voluntários, dentre eles: Cláudio Pereira Filho, Patrícia Cruz, Rejaine Monteiro, Ricardo A. Faria, Wallace Rodrigues de Santanna, Gean Vinhal e Yves Junqueira, coordenados por Lucius Curado, disponibilizaram as documentações oficiais da versão de jun_2005 (em produção). Outros diversos anônimos da comunidade possibilitaram que o CACIC rodasse em qualquer distribuição livre. Assim foi se consolidando a formação da Comunidade CACIC.

O primeiro entrevistado para A Vez da Comunidade será Jarbas Teixeira. Ele é analista de suporte, residente na cidade de Fortaleza, Ceará, trabalha na prefeitura da cidade onde mora e preparou uma documentação completa de instalação, customização e gerenciamento do CACIC, para o ambiente da distribuição Mandriva.

Jarbas Teixeira, expressa o seu orgulho em participar de uma comunidade genuinamente brasileira. Ele diz, em entrevista para "A Vez da Comunidade" que foi possível identificar os resultados de imediato: "conheço alguns ambientes que realizaram a instalação com a documentação que disponibilizei e funcionou de primeira. A documentação também serve para outras distribuições, pois tem uma parte toda dedicada ao uso do CACIC", afirma Jarbas.

A documentação, disponibilizada com licenciamento livre, pode ser baixada diretamente no endereço www.governoeletronico.gov.br/cacic, na seção Documentação, sob o título "Documento de Instalação, Configuração do Cacic no Mandriva 2006"


01) Qual foi seu objetivo em disponibilizar esta documentação para comunidade CACIC?

Jarbas: Simplesmente colaboração. Sempre consigo informações na comunidade através de pessoas que decidem compartilhar seus conhecimentos. Então, é uma forma de agradecimento a todos que de certa forma ajudaram indiretamente na minha profissão.

02) Qual o seu foco técnico na elaboração deste manual e como ele foi preparado?

Jarbas: Configurar de forma objetiva uma distribuição Linux com base em uma aplicação, onde qualquer usuário, de posse do manual, conseguisse montar e usar todo ambiente CACIC, ensinando com detalhes todas as etapas. Todo tipo de implementação que faço, sempre documento os procedimentos técnicos. Então, este é mais um deles. Depois, veio a idéia de disponibilizar para a comunidade já que é uma software feito no Brasil, por brasileiros.

03) Como esta documentação pode ajudar as pessoas?

Jarbas: É uma manual passo a passo e completo. Ao final o leitor vai aprender a configurar e instalar o Linux, configurar o CACIC, além de várias dicas de como trabalhar com outras plataformas. O documento vai ajudar muitas pessoas no seu trabalho. Antes de finalizar a documentação fiz vários testes com o manual antes de publicá-lo.

04) Você teria alguma dica para utilizar melhor à documentação?

Jarbas: Sim. As pessoas que fazem parte da comunidade são as melhores fontes de informação. O site oficial do CACIC, tem vários outros manuais e dicas que ao final vão colaborar para a implementação dessa excelente ferramenta. Importante também que sejam reportadas as correções e sugestões para o freqüente aperfeiçoamento do documento.

05) Qual a sua avaliação da ferramenta CACIC?  E porque justamente ele foi escolhido para o trabalho?

1)      Jarbas: Uma excelente ferramenta, que nos ajudou aqui na empresa a gerenciar melhor nosso parque tecnológico. Resolvemos escolher o CACIC porque é uma ferramenta técnica, que realmente funciona e que nos ajudou muito nas tarefas de gestão do ambiente computacional em nossa gerência. Depois vem a questão de ter sido feito no Brasil, por brasileiros, e o simples fato de ser GPL, acabou ajudando muito para decisão final de uso.



site:http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/

_______________________________________________
CACIC-Informes lista de discussao
[EMAIL PROTECTED]
http://listas.cidades.gov.br/cgi-bin/mailman/listinfo/cacic-informes
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a