Complementando, tais iniciativas no Brasil, quando são vistas, são vistas como algo na área do consumidor, especialmente a parte de privacidade de dados. Se é certo ou não ainda há muita discussão pela frente.

Quanto à liberdade de expressão, tivemos situações complicadas na época da ditadura que só quem viveu - os mais velhos - podem dizer o que sentiram, a revolta, etc. Os mais novos são da geração internet e agora os valores tendem a ser outros, digo, tendem a ser modificados ou adaptados a essa pretensa nova realidade.

É aí que toda essa discussão faz mais sentido, esqueçamos o modelo dos EUA, e sim pensemos nas iniciativas em prol da defesa de tais liberdades, já consolidadas na Constituição Federal como cláusulas pétreas.

Afinal, software livre também é liberdade de expressão. Tá bom, Pedro, ou vai reclamar que to usando Gmail? :)

Omar