Guilherme de Freitas Figueiredo wrote:
Nao sei se sabem também mas tudo que esta no dominio do google,
> diga-se dentro do google, gmail, orkut, qualquer pensamento, formula
> ou inveção que voce colocar la é de posse do google, acho que isso
> esta nos termos de serviço do orkut.

"Acho"? Eu adoro teorias conspiratórias baseadas em informações vagas e imprecisas...

ja quanto a questao de relays e relays que o amigo abaixo falou,
> eu administro um servidor de email de uma prefeitura e de um provedor
> de internet, e ca pra nos, nunca tive vontade nenhuma de ler emails de
usuarios, acho que isso ja vai para o ponto da ética de cada administrador.

A questão não é o que você faz ou deixa de fazer... o fato é que qualquer pessoa que utilize seu servidor está sujeita a ter seus e-mails lidos. Por acaso você oferece alguma garantia formal de privacidade? Ou as pessoas precisam confiar na sua honestidade?

Da mesma forma, com o Google: o sucesso ou o fracasso da empresa depende de sua credibilidade. Isso não significa que, um dia, eles não possam cometer uma gafe de proporções épicas, como aconteceu com a AOL recentemente.

É possível ter "alguma" privacidade na internet? Sim: utilize o PGP, administre seu próprio servidor, navegue apenas utilizando SSL, em sites que você confia.

A solução está ao alcance de todos, e é tecnológica.

[]s

Nelson

--
Nelson Corrêa de Toledo Ferraz

Segula Technologies (www.segula.fr)
Free Software Foundation Associate Member #3203
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital