Oi, Rafael

On 8/30/06, Rafael Evangelista <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Não é o governo, é a Justiça, cumprindo todo ritual processual que
consta na lei

Vc falou originalmente em "confiança no governo", certo? Citando literalmente, sua pergunta foi: "Por que é que as pessoas confiam mais nas corporações do que nos próprios governos". Agora vc está citando um caso específico (da Justiça X Orkut).

Mas, até aí, vc confia piamente na Justiça brasileira? Acredita q, no Brasil, há pouquíssimas pessoas presas por crimes q em países civilizados seriam descartados pelo princípio da bagatela (aos advogados, é este mesmo o termo?) enquanto Patricinhas parricidas (poxa, dá até nome de banda) respondem em liberdade ao processo até o momento do julgamento? Há um artigo do André Petry sobre isso fantástico, onde uma mulher q foi presa por roubar um xampu de R$10,00 ficou 1 ano na cadeia e perdeu um olho em uma briga com as detentas veteranas. Resultado disso? Imagine . . .

Aliás, já ouviu falar em uma certa Escola Base? O q aconteceu com os coitados q foram envolvidos nisso? Tiveram suas vidas destruidas. O q aconteceu com o Delegado q fez questão de expôr o caso na imprensa antes de ter provas cabais e, mesmo depois da inocência dos envolvidos ter sido provada, continuou correndo atrás da imprensa para dizer q ele tinha razão? No mínimo deve ter sido promovido . . . A única vez q vi um Delegado da PF ser perseguido ultimamente foi naquele caso do sujeito q coordenou a operação q prendeu o Duda Mendonça, o amigo do rei.

Infelizmente, não, eu não confio na Justiça de nosso país. Muito pelo contrário, eu tenho medo do q ocorreria se algum dia eu caísse em seus meandros kafkianos. :-)

Como não? O orçamento é público e o Estado responde à Justiça, sempre
sendo inspecionado por Tribunais de Contas. (ok, o mecanismo todo não é
perfeito mas o direito é garantido)

Hmmm... Imagino q no seu Brasil (talvez Hy-Brazil das lendas Celtas... he he he) *NÃO* ocorram fraudes na previdência; o CPMF seja usado exclusivamente para o fim q justificou sua criação; máfias de "vampiros", "sanguessugas", "ambulâncias", etc não existam . . .

Rafael, por favor! O q está na letra da Lei é uma coisa, o q presenciamos é outra. Como vc disse, TEORICAMENTE o "direito é garantido", mas . . . :-)

Nada, vide o artigo do Hudson que mosta a bela pisada de bola. Mas o
negócio só cresce.

 ??? Qual pisada na bola ??? A única coisa q identifiquei de irrefutável no artigo foi qdo ele diz q o Google não permite q as msgs sejam deletadas, qdo isso é perfeitamente possível.

E a MS? Não pisa na bola cotidianamente? Tá aí, se segurando até hj.

Dê uma olhada no valor das ações da MS nos últimos 3 anos. Têm declinado desde então. Por causa das "pisadas na bola"? Não necessariamente. Provavelmente isso tem muito mais a ver com a percepção do "mercado" de q o Ballmer *não* é o cara para conduzir a MS ao futuro. Mas, fora isso, o q vc (e provavelmente eu) considera uma "pisada na bola" NÃO necessariamente é percebido assim pelos clientes da empresa. Por mais q muitos aqui odeiem admitir, a empresa Microsoft tbém tem seus méritos (mas não vou entrar em uma flame war agora sobre isso).

Não é atestado de confiabilidade (claro q eleição não dá isso pra
ninguém), mas é o fato de ser uma escolha feita pela população, em um
regime de igualdade formal (1 cidadão = 1 voto e não $$$$ = muito peso).
Do mercado não podemos reclamar, o G. Soros tem mais dinheiro e vai ser
sempre mais forte que eu, mas se o Estado não faz sua parte sim. Entre o
mercado e a Justiça prefiro o segundo.

Vc faz uma comparação entre preferência em confiar em um governo frisando a questão deles serem democraticamente eleitos. Foi somente isso q eu quis deixar claro: ser eleito *não* é atestado de confiabilidade.

No mais, entendo q parece haver uma paranóia muito maior com relação aos governos do q em relação a corporações, mas, qto a isso, eu usaria a seguinte frase: "escolha o seu veneno!"...
;-)

[ ]s,

Olival Jr.