Dennis,

Em 01/09/2006, às 10:37, Dennis S. Faria escreveu:

Sendo pouco mais concreto ou tentando sé-lo. O quero dizer é seguinte,
qualquer ação nos vários eco-sistemas tem em cascata reações em cadeia
(estamos sentindo isso na pele!), sejam no Software Livre ou na
Ecologia e se outros assim quiserem a eco-economia.

Ok. Eu havia entendido, mas realmente explicado desta forma fica beeem mais claro! :-)
E qto mais clara a msg, mas fácil atingir a todos, certo?

O software livre vai além do eco-sistema virtual, dos bits. Vejo-o no
momento como poder de sustentação e transformação de sociedades
juntamente com propostas de sustentabilidade eco-econômicas a única
saída para o futuro mais decente da humanidade, talvez precedentes para
um novo modelo econômico sustentável.

De fato, mas acho q isso vai um pouco além apenas do SL e atinge tbém outras formas de criação coletiva de conhecimento (vide a wikipedia, os sites de social bookmarking, etc). E a teoria do caos já nos diz há bastante tempo como pequenas ações podem gerar gdes resultados. :-)

Portanto, além dos aspectos filosóficos e técnicos do SW Livre, ele se
propõem como agente transformador de culturas, economias e fatores
intrínsecos sociais, por isso ele não é aceito por aqueles que detem o
poder e suas patentes. Poucos se dão conta de seu poder transformador,
juntamente com várias propostas alternativas de meios de produção,
cultura, e dos diversos eco-sistemas. E por aí vai... não é mais o
começo, mais o bonde que podemos pegar e que pode fazer uma boa
história.

Dentro do escopo do capitalismo, isso me lembra a velha história da "destruição criadora" (Schumpeter). Hj o SL é a tecnologia de ruptura q "detona" os detentores do domínio da tecnologia corrente e, como tal, certamente será combatido por estes. E como SL pra valer tem vínculos diretos com a questão social, aí temos uma tecnologia com forte poder transformador da própria Sociedade.

Vamos ver como isso vai rolar nas próximas gerações . . .

[ ]s,