Eu acho que ninguém aqui discute se pedofilia, narcotráfico e violência racial, religiosa ou de qualquer outro tipo são ou não crimes. São e pronto. O que discutimos é se o Ministério Público tem o direito de forçar o Google _daqui_ a revelar ao governo brasileiro dados de brasileiros que estão sendo acusados de atos que não são crime lá (postar mensagens sobre drogas, racismo e afins) e que aconteceram e foram registrados em servidores fora do território brasileiro.

Pelo que eu entendi, o MPF acha que dá trabalho demais formalizar os pedidos para a Google Inc. e prefere dar uma chave-de-braço no escritório local.

E, afinal, o que há de errado com os velhos procedimentos policiais de investigar, vigiar, grampear telefones, procurar informantes e preparar flagrantes entre tantos outros consagrados por muitas e muitas décadas de bons resultados? Parece que o pessoal está com preguiça e prefere pegar alguns gigabytes de logs e analisá-los para ver se acha algum crime lá dentro.

Acho que ninguém aqui, nem em parte alguma, falou que preparar esses logs pode não ser coisa simples. Isso porque os registros a serem passados são apenas os que se referem às atividades descritas nos pedidos e excluem outros registros de outros usuários. Eles, certamente, estão espalhados por vários servidores com tecnologias diferentes e algumas das informações nem devem poder ser recuperadas (versões antigas de fotos são um exemplo óbvio). Não sei como se faz quando atender a uma exigência dessas cria um ônus desproporcional a um terceiro que não está sendo acusado dos crimes sendo investigados.

O que se faz quando um juiz manda dividir por zero?

Tiago Bortoletto Vaz wrote:
Eu tô falando da nossa sociedade. Talvez haja outras que traumatizar
crianças seja legal, nos dois sentidos. Aí não existiria o tal senso
comum, como falei.