Oi Marcelo,

O que você falou sobre a Lea é a mais pura verdade. Só quem a conheceu de perto e teve o privilégio de trabalhar junto entende o que você disse.  Ela também é a minha referência na área de inclusão digital  e atualmente estou me virando do avesso para ter a honra de fazer um trabalho voluntário nos finais de semana para Fundação Pensamento Digital aqui em Brasília só para ter a chance de aprender ainda mais com ela. Ela tem uma energia e visão de mundo fantásticas. Foi ela que me ensinou a trabalhar com inclusão digital com crianças e pré-adolescentes e que também me introduziu ao Paulo Freire e me sinto privilegiada por isso.

Considero ela como uma das pesquisadoras que melhor trabalha com a inter e a transdisciplinariedade, pois ela atua diretamente com muitos engenheiros da computação, programadores, físicos e matemáticos. Ela é uma pessoa que ama o que faz e que me ensinou que a aprendizagem pode se dar de forma lúdica, alegre e leve. Ela é uma figura engraçadíssima! A brincadeira lá no LEC era de que todos os alunos que passavam por ela, acontecia uma revolução em suas vidas. E isso é a mais pura verdade, aconteceu uma revolução em minha vida e eu nunca mais fui a mesma depois que fui aluna da Lea. Minha visão de mundo mudou completamente, tamanha é a revolução que ela é capaz de fazer na vida das pessoas que convivem próximas a ela. Eu estou até juntando grana para o próximo FISL e poder fazer uma visitinha e dar um abraço nela. Ela é um exemplo de vida e uma educadora para lá de talentosa. Me encantava ver ela trabalhando e dialogando com crianças/ adolescentes em laboratórios de informática e apesar da idade avançada, ela é muito fluente em tecnologia.

Os alunos (todos de classe menos favorecida) que mais se destacavam nos projetos que ela coordenava nas escolas públicas de Porto Alegre e entorno, ela abria as portas do LEC para que eles pudessem desenvolver seus talentos na área tecnológica e conseguia bolsa de estudos para eles. Ela mudou a vida de vários deles, pois muitos entraram na universidade (UFRGS) e ficaram tão fluentes em tecnologia que conseguiram bons empregos ou viraram empresários de tecnologia. Eu sou pra lá de suspeita para falar da Lea...

Um abraço,
Ana Maria.
Marcelo D'Elia Branco <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Em Sex, 2006-09-08 às 09:32 -0300, Luciano Ramalho escreveu:

> Realmente, muito importante para nós este texto, Marcelo.
>
> Uma das pessoas que mais entende ao mesmo tempo de informática
> educacional e construtivismo, no mundo, é a Profa. Lea Fagundes [1],
> da UFRGS.

Trabalhei com a Léa Fagundes em 1995 na informatizaçao da primeira
escola da rede municipal de Porto Alegre (vila Monte Cristo)...depois
tivemos outros trabalhos em comum no METROPOA e reunioes sobre a rede
escolar livre (liderada pelo Mário Teza a partir da PROCERGS)... e
depois os convites para as participaçoes dela no FISL. Ela é a minha
referência nesta área...uma mulher com uma energia fantástica e uma
compreençao sobre informatica educativa que me ganhou pra causa.

Pra mim, a Lea e a minha ex-companheira Vânia Machado, foram educadoras
quem me ensinaram os caminhos de Paulo Freire
http://www.paulofreire.org/, Piaget http://www.ipiaget.org/ e Vigotski
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigotski ...foram definitivos pra minha
formaçao.

abraços

marcelo

Você quer respostas para suas perguntas? Ou você sabe muito e quer compartilhar seu conhecimento? Experimente o Yahoo! Respostas!