Imprimir   Enviar por e-mail
Especial
08/09/2006 - 19h31
Nova tecnologia agiliza acesso aos discursos de senadores na página do Senado na Internet
[Foto: ]

O Serviço de Processamento de Dados do Senado (Prodasen), dando seqüência às prioridades definidas pelo presidente Renan Calheiros, implantou recentemente uma série de inovações tecnológicas para dar maior transparência e agilidade aos serviços disponíveis no site eletrônico da Casa.

Entre as melhorias implantadas está o Projeto de Modernização da Taquigrafia, resultado de convênio entre o Prodasen e a Câmara dos Deputados; a adoção do software livre Nagios, por meio do qual é possível monitorar e prevenir a ocorrência de problemas; e a expansão da rede wireless (sem fio), que servirá como mais uma opção aos gabinetes e às comissões para agilizar a troca de informações.

A modernização da taquigrafia ocorreu com o desenvolvimento dos sistemas Sitaq (Sistema de Taquigrafia), implantado em maio, e o Sisaudio (Sistema de Áudio), em junho. Texto e áudio podem ser consultados no endereço http://www.senado.gov.br/sf/atividade/plenario/sessao/default.asp.

A mudança possibilitou que os textos e discursos dos senadores sejam implantados no site pouco depois de terem sido proferidos pelos parlamentares. Antes, os textos passam pelas etapas de apanhamento, edição e revisão. Já o serviço de áudio é disponibilizado na Internet de imediato.

Para a diretora da Secretaria de Taquigrafia, Denise Baère, a agilidade é a principal vantagem do sistema integrado:

- Era um sonho do presidente apresentarmos os discursos on line. O trabalho do Prodasen permitiu que tivéssemos mais perfeição e garantiu a celeridade do nosso processo de trabalho.

Para melhorar a qualidade do serviço, dar-lhe maior segurança e agilidade na solução de problemas, o Prodasen adotou o software livre de monitoração de redes, Nagios. O programa permite checar constantemente a disponibilidade do serviço, que avisa por e-mail ou celular um eventual problema. Para antecipar tais problemas e reduzir seu impacto no cotidiano dos usuários, foram adquiridos 10 novos monitores.

Além disso, o Sistema de Apoio Administrativo à Central de Atendimento (SAACA), que centraliza as solicitações, controla equipamentos e contratos,sofreu adaptações e consegue, por meio da observação e monitoramento, identificar outras necessidades e rotinas para melhor atender aos usuários e prevenir problemas antecipando sua ocorrência.

Wireless

Outra novidade é a ampliação da rede wireless, com a instalação de 101 novas antenas ou Access Point (AP), sendo 81 nos gabinetes dos senadores, dez nas salas das comissões e dez na gráfica. Pedro Enéas, diretor da Subsecretaria de Infra-estrutura Tecnológica, explica que o objetivo não é substituir a rede estruturada, mas criar uma alternativa para o acesso às informações disponíveis na rede do Senado. Na gráfica, será possível, por exemplo, enviarinformações instantâneas sobre as publicações em andamento.
Cristina Vidigal / Repórter da Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
58473
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a