Cláudio Sampaio wrote:
On 9/11/06, *Alan Kelon Oliveira de Moraes* <[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>> wrote:

     > Mas alguns repetem isso como um mantra e com isso impedem, ou
    dificultam
> a análise das outras facetas envolvidas, como a econômica.

    faceta econômica mais que comprovada na economia [financeira e
    psicológica] da
    coisa. não estou falando por achismo. tenho trabalho acadêmico
    {msc}[work in
    progress] nisto.

O problema de falar isso é tirar do contexto. Não há nada de errado na comercialização, desde que não se abdique de certas liberdades essenciais e do princípio que move o software livre.

não, não tira do contexto.

Quando você dispende disso, você passa a ter uma "sustentabilidade" econômica capenga, desconexa do arcabouço que caracteriza o software livre.

de forma alguma. o contexto é o desenvolvimento em comunidade. não a comunidade de usuários. é a comunidade de players desenvolvendo o software, o core team.

Isso foi o que algumas empresas, como Novell, acabaram vendo com nitidez, o que a levou a liberar muito código da SuSE sob a GPL.

faz parte do modelo de negócios dela. está correta. consegue mais dinheiro indiretamente com isto.

Por último, ter um "trabalho acadêmico" sobre o assunto não faz a coisa ser menos opinião, apenas traz o argumento da autoridade à tona.

não é opinião. é análise séria, criteriosa, metodológica, prática e científica.

Além disso, me parece que todo o sentido da discussão foi covardemente desviado aqui. Não era sobre César Brod e Fabiana Iglesias & Cia. terem se vendido ao portal da Microsoft?

a partir daqui o assunto é outro. "sustentabilidade, open source, free software. o que importa?". fofocas, futricas e bafafá não enche bucho, só dá ibop bobo. todo ano tem big brother. inscrições abertas por lá. e aqui também?

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - http://kelon.org/blog

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)