Alan Kelon Oliveira de Moraes escreveu:
de forma alguma. o contexto é o desenvolvimento em comunidade. não a comunidade de usuários. é a comunidade de players desenvolvendo o software, o core team.


Vários softwares livres que uso são desenvolvidos praticamente por uma só pessoa (será isso tão raro assim?); a comunidade em torno desses softwares é basicamente só de usuários (que porventura -- mas não regularmente -- contribuem com testes, reportagem de erros, patches, divulgação, empacotamento). Desenvolvimento de software livre não é o mesmo que desenvolvimento de software em comunidade (de programadores). O modo de licenciamento (e não tanto a disponibilidade do código) já pode ser em si mesmo um fator bastante importante e característico, que afeta tanto o comportamento (liberdade) dos licenciados quanto seu dinheiro -- software livre é tão social quanto econômico (afinal, desenvolvimento aberto para quê e para quem?). Não considero adequado excluir a comunidade de usuários em nenhuma abordagem que se pretenda abrangente. Suponho que sua pesquisa seja voltada somente para um subconjunto do software livre, o software livre comercial (aquele diretamente relacionado a atividades econômicas), ou somente para esse aspecto, já que a metodologia pede uma clara delimitação do tema?

Hudson

                
_______________________________________________________ Novidade no Yahoo! Mail: receba alertas de novas mensagens no seu celular. Registre seu aparelho agora! http://br.mobile.yahoo.com/mailalertas/

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a