Hudson Lacerda wrote:
Alan Kelon Oliveira de Moraes escreveu:
de forma alguma. o contexto é o desenvolvimento em comunidade. não a comunidade de usuários. é a comunidade de players desenvolvendo o software, o core team.

Vários softwares livres que uso são desenvolvidos praticamente por uma só pessoa (será isso tão raro assim?);

no sourceforge, 80-90% dos projetos era assim em dezembro do ano passado.

Desenvolvimento de software livre não é o mesmo que desenvolvimento de software em comunidade (de programadores).

é maior que isto, mas, no fundo, é isto que ele representa. catb do raymond deixa isto muito claro.

O modo de licenciamento (e não tanto a disponibilidade do código) já pode ser em si mesmo um fator bastante importante e característico, que afeta tanto o comportamento (liberdade) dos licenciados quanto seu dinheiro -- software livre é tão social quanto econômico

o licenciamento estimula o desenvolvimento em rede. em tempo: o linux é o que é hoje não é porque ele é gpl. mas porque é desenvolvido em rede. se não fosse ele, seria qualquer outro, em outro tempo [não tão distante, talvez mais rápido], talvez não nos moldes de licenciamento atual, mas com o mesmo grau de abertura, ou até maior, para desenvolvimento colaborativo.

(afinal, desenvolvimento aberto para quê e para quem?).

para abrir novos mercados, aproveitar o desenvolvimento colaborativo para produzir software melhor. afinal, innovation happens elsewhere.

Não considero adequado excluir a comunidade de usuários em nenhuma abordagem que se pretenda abrangente.


concordo. quem quis ser abrangente?

Suponho que sua pesquisa seja voltada somente para um subconjunto do software livre, o software livre comercial (aquele diretamente relacionado a atividades econômicas), ou somente para esse aspecto, já que a metodologia pede uma clara delimitação do tema?

minha pesquisa é em engenharia de software & open source software development. mais pra open development que para open licensing, sabendo, é claro, que open licensing é uma das formas de estimular open development.

sobre ser ou não comercial, não é o foco. o contexto pode ser de cunho social, político, pedagógico, e, obviamente, também comercial. estou interessado em saber como a gente bota uma comunidade open source para [re]fazer o sistema de controle de tráfego aéreo do aeroporto de recife. este sistema tem especificação definida e qualidade esperada, ou seja, os aviões não devem começar a cair depois que ele começar a rodar.

obviamente, as pessoas envolvidas seriam pagas, se quisessem... ou fariam pelo prazer de libertar o código no controle espacial nacional? sim? não? o código é free, libre, open, public domain... rola? por que sim? por que não?

abraço,
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - http://kelon.org/blog

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a