Em 11/09/2006, às 14:39, Everton Rodrigues escreveu:


Acho que devemos construir uma grupo (e até outra lista) onde os membros sejam
100% GPL.

( . . . )

O software livre tem definição, e é isso ai... Quem quiser construir outra
coisa que contrua outros espaços...


De fato, SL tem definição, mas em momento algum a definição diz q somente licenciamento GPL a atende. Concordo q há muito ruído nesta lista, mas acho q a natureza "aberta" (talvez até "livre") do debate dê nisso em várias ocasiões. Em todo caso, me parece q o China (BH?) já criou uma lista em separado muito mais "GPL". Tá nos archives da PSL-Brasil.

Observação: isso não quer dizer q eu concorde com a posição do outro colega mais "open source", apenas q acho q nem tudo é tão preto-e- branco, embora acredite piamente q só com pessoas com essa visão mais "purista" a coisa ande pra valer. Podemos rir ou nos incomodar com as manias do Stallman, mas o fato é q esse foi o cara q trouxe a questão q a todos aqui interessa a baila e ainda fez algo sobre o assunto, obtendo resultados "materiais" sob a forma do S.O. GNU.

Agora, o fato é q o contexto do início do movimento é distinto do atual. Há novas cabeças pensantes em vários lugares tipicamente anti- SL (ou mesmo anti-"open source"). Inclusive na Microsoft, para o melhor ou para o pior. E esse debate q era algo tão restrito a círculos técnicos de repente tomou outro rumo qdo debates similares sobre liberdade de produção de conteúdo começaram a pipocar por aí (vide CC licenses).

Nem sempre podemos concordar com tudo o q é dito aqui, mas dialogar serve para obtermos um entendimento comum sobre os assuntos, mesmo q este entendimento seja apenas concordar em discordar (com o respeito q acho q todos aqui merecem).

[ ]s,

Olival Jr._______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a