Discordo. Me parece q a coisa começou de forma bem "grass-roots", com a galera do IT Crowd (aliás, excelente seriado inglês) instalando um servidor de impressão aqui, outro de arquivos ali, até gerar uma situação sem retorno simples. Aqueles livros clássicos do "Dilema do Inovador" refletem bem a adoção de SL em várias empresas como tecnologia "boa o bastante". Indo adiante, os clássicos do Geoffrey Moore ("Crossing the Chasm") tbém explicam bem essa passagem de SL de algo interessante pros "early adopters" pra algo interessante pro "mainstream". O q quero dizer é: a adoção de SL pelas empresas não foi a princípio uma estratégia para ganhar mais grana ou mesmo obter economia. Simplesmente aconteceu no nível do subsolo (onde ainda fica a infra de TI de várias empresas Fortune 500) e daí sim algumas cabeças mais espertas nos níveis superiores entenderam q aquilo não era apenas uma brincadeira para hackers.

Infelizmente, não reuni as evidências disto de forma sistemática (nem disponho de tempo para tanto agora), mas tenho certeza de q vc consegue achar várias coisas sobre isso em fontes bem mais confiáveis q a minha simples palavra. :-)

Qto à "escala", acho q o q ocorreu é q houve um instante em q dizer publicamente q se utilizava sistemas abertos e FLOSS virou "moda". Se vc usa gnu/linux, vc estaria mais seguro por definição do q o cara q usa um sistema operacional proprietário com milhares de malwares por trás. Então, o q aconteceu não foi uma "adoção" em larga escala, mas sim uma "publicidade" em larga escala. Mas, como eu disse antes, não disponho aqui das evidências reunidas. Cheguei a essa conclusão observando, conversando e lendo bastante sobre o assunto há alguns anos.

[ ]s,

Olival Jr.