On Sep 11, 2006, Everton Rodrigues <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Rafael Evangelista, eu não vou perder meu tempo respodendo mensagens sem
> conteúdo...

Confusão aqui ou o Alan Kelon e Rafael Evangelista são a mesma
pessoa?!?

> Acho que devemos construir uma grupo (e até outra lista) onde os
> membros sejam 100% GPL.

Quem quiser uma lista para os que defendem apenas as licenças
copyleft, ou mesmo apenas as diversas versões da GNU GPL, certamente é
livre para fazê-lo.  Eu posso até participar, mas não vou deixar de
participar dos debates que ocorrem aqui, por duas razões:

- uma postura isolacionista é exatamente o que leva aos radicalismos
religiosos que conduzem às guerras religiosas,

- o debate enriquece os pontos de vista, fortalece argumentos e até me
faz ver coisas por um ângulo que eu não vira antes, possivelmente
mudando de idéia ou acrescentando novos pontos a argumentos que eu já
usava antes.

> As pessoas que querem construir open source, e até outras idéias tem todo o
> direito, mas nós também temos o direito de querer construir nossas idéias.

Open Source Software e Software Livre são essencialmente sinônimos,
portanto promover um é promover o outro também.

A diferença está na motivação por trás dos respectivos movimentos.
Nesse ponto, quem promove Software Livre está certamente promovendo
Open Source, pois falar das liberdades e de suas vantagens faz parte
do discurso de ambos, embora o discurso Open Source admita não falar
das liberdades em certas ocasiões.  Já quem promove Open Source sem
falar das liberdades, ou dando a entender que há espaço moral para
usar ou criar software que não respeite às liberdades não está
promovendo Software Livre.

Por isso é tão difícil a quem trabalha no movimento do Software Livre
cooperar com quem participa do movimento Open Source: o segundo,
enquanto `flexibilização' do primeiro, faz com que a intersecção dos
dois movimentos *pareça* favorável aos dois, mas deixe de lado
justamente o aspecto mais valioso ao movimento do Software Livre.

> Não digo que em alguns momentos não devemos trocar idéias com a galera que
> tem divergência com o software livre, mas não dá... toda vez tem gente
> confundindo as coisas... chamando a gente de infantil, dizendo que a
> gente quer
> fazer guerra santa... ou coisa do tipo...

Melhor encontrar e aprender a enfrentar tais argumentos dentro de
nossas bases, pois quando estivermos entre oponentes de fato, é bom
que estejamos preparados.