Em 11/09/2006, às 15:43, Ricardo L. A. Banffy escreveu:

A Sun, pelo menos, faz servidores que rodam Linux, abriu o código do Solaris e paga boa parte da conta de projetos como NetBeans e OpenOffice.

Sinceramente? Esse lance de servidores Sun q rodam gnu/linux parece + um daqueles lances q todo mundo fala e poucos vêem . . . Entrei na página deles de venda de servidores e aqueles q dizem rodar "solaris, windows e linux" não trazem detalhes evidentes sobre distribuições, forma de contratação, etc. Deve estar lá, mas está meio enterrado . . . Até hj a única coisa mais divulgada q li sobre o assunto foi qdo a Sun disse q ia suportar Ubuntu em sua linha Niagara ou algo assim, mas nunca vi nada pra valer rolando . . .

O código do Solaris *ainda* não foi totalmente aberto, apenas algumas partes dele. De fato, se não fossem as atitudes anti-SL anteriores da Sun eu até daria o benefício da dúvida à empresa, mas, acho q só saberemos a verdade daqui a 2 anos, qdo, em tese, se encerraria a transição deles para "open source". Vale lembrar q muita gente parece estar caindo nessa confusão de q a Sun abriu o Solaris e adotando o Sun Solaris 10, q é *gratuito*, mas *não* é livre. O OpenSolaris ainda tem muito chão pela frente.

O tratamento q a Sun dá ao OpenOffice.org parece meio estranho. Lembra q até pouco tempo tínhamos uma versão em português do Brasil do OpenOffice.org da Sun e outro da Comunidade OOoBR (atual BrOffice.org)? Sempre fiquei com a impressão q eles usavam o OOo como garoto-propaganda do produto deles "pra valer", q seria o StarOffice.org.

Sem falar no tratamento q eles davam às questões de abrir o código da plataforma Java (tanto a JVM qtos as inúmeras bibliotecas). Sobre isso dá pra discorrer por muitas e muitas linhas . . . :-)

Não são santos, mas entre eles e a MS tem um abismo de proporções planetárias.

De fato: um tem intenções hostis nítidas e normalmente declaradas. O outro usa atitudes dissimuladas para passar uma "aura" livre a produtos tão proprietários qto os da outra. Mas, vamos ver como as coisas serão daqui a 2 anos. Pode ser q eu "morda a língua" . . . ;-)

[ ]s,