Olival Gomes Barboza Júnior wrote:
Vale lembrar q muita gente parece estar caindo nessa confusão de q a Sun abriu o Solaris e adotando o Sun Solaris 10, q é *gratuito*, mas *não* é livre. O OpenSolaris ainda tem muito chão pela frente.

Livre ou não, é um Unix. O trabalho de pegar o que se fez e levar pra um BSD ou um Linux (ou um MacOS) não é lá muito grande. Não é um investimento tão perdido quanto fazer em C++ pra MFC.

O tratamento q a Sun dá ao OpenOffice.org parece meio estranho. Lembra q até pouco tempo tínhamos uma versão em português do Brasil do OpenOffice.org da Sun e outro da Comunidade OOoBR (atual BrOffice.org)? Sempre fiquei com a impressão q eles usavam o OOo como garoto-propaganda do produto deles "pra valer", q seria o StarOffice.org.

O produto, pra valer, é o suporte corporativo do StarOffice. Não deve vender lá muito bem, o que me faz temer pelo futuro do OOo.

Sem falar no tratamento q eles davam às questões de abrir o código da plataforma Java (tanto a JVM qtos as inúmeras bibliotecas). Sobre isso dá pra discorrer por muitas e muitas linhas . . . :-)

Eles vão abrir o código se acharem que isso lhes dá alguma vantagem comercial. A Sun visa lucro e achar que ela vá agir de outra forma (ainda que, por burrice corporative, já tenha agido de mais ou menos _todas_ as formas erradas e imprevisíveis) é arriscado.

De fato: um tem intenções hostis nítidas e normalmente declaradas. O outro usa atitudes dissimuladas para passar uma "aura" livre a produtos tão proprietários qto os da outra. Mas, vamos ver como as coisas serão daqui a 2 anos. Pode ser q eu "morda a língua" . . . ;-)

Nós temos todo o tempo do mundo.