On 9/11/06, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Sep 11, 2006, "Felipe Machado" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A microsoft visa apenas lucro, poder e aprisionamento social.

Não creio que ela vise aprisionamento social.  Ela visa lucro e,
talvez, o poder como meio para gerar mais lucro.  O aprisionamento
social é apenas a ferramenta que ela usa hoje para maximizar seu
lucro.

Numa sociedade em que as pessoas não se deixassem aprisionar tão
facilmente, ela não teria alcançado tanto sucesso com essa abordagem.
Talvez ela seja capaz de encontrar outra que permita lucros, ainda que
talvez não estratosféricos como os atuais.  Se não o fizer, está
fadada ao mesmo destino dos enormes sáurios que reinavam sobre a Terra
e curiosamente são usados por essa mesma empresa para retratar seus
clientes :-)

Eu vou só acrescentar uma coisinha, que talvez seja polêmica, mas...

Quando a gente tem liberdade de software como um valor moral, várias conseqüências decorrem disso. Uma delas é o conceito de justiça: quando alguém faz algo moralmente errado, tem que redimir isso, pagando com penalidades ou ações regeneradoras.

Portanto, eu acho que a Microsoft tem um débito a pagar por tudo o que fez de errado, e que merece uma retribuição (pra ser inequívoco: castigos pesados!!!). Idealmente, as pessoas é que cometeram esses atos em nome da empresa, então as pessoas é que deveriam ser atingidas por essa retribuição.

Acho muita 'fraca' essa postura de esperar que um dia a empresa se "regenere" e passe a agir integralmente em favor do software livre. Até nos animais a seleção natural fez surgir o instinto da vingança (*), algo que consome recursos, expõe a riscos, ocupa tempo. Alguma vantagem esse instinto deve ter!

[]s,

Patola

(*) - Wild Justice: The Evolution of Revenge (Harper Colophon Books), by Susan Jacoby