Cláudio Sampaio escreveu:
> Nossa, esse estudo tá dando o que falar, hein? Todo mundo tá
> selecionando uma parte que gosta mais e distorcendo
> bastaaaaaaaaaaaaaaaante o seu conteúdo. Um exemplo é essa pérola que o
> rafael destacou:
peraí, eu não distorci nada. cortei e colei a parte final e levantei a
hipótese (para mim, evidência) de que há outras determinações e citei
uma (que os pragmáticos amam odiar).

> [...]
>     <http://www.techworld.com/opsys/news/index.cfm?newsID=6841&pagtype=all>
>

> "Windows vai acabar com a ameaça do Linux, dizem acadêmicos"
>
> Pera lá!!!!! Caramba! Eles NÃO disseram isso. A entrevista deles foi
> clara, eles aventaram cenários em que a Microsoft teria possibilidade
> de "vencer" (em termos), sem no entanto acabar com o software livre e
> o Linux. E aventaram também cenários em que ela não conseguiria.
>
> Putz, por que que quando alguém faz um trabalho sério, fica um monte
> de urubu em volta tentando acabar com a seriedade?
algumas vezes nem é por maldade, tem a ver com o impulso à simplificação
do jornalismo.

às vezes é FUD mesmo.

> [...]
>
>     Only an economist could ponder why people might do something for
>     anything other than money.
>

> "Só um economista ponderaria por que as pessoas fariam alguma coisa
> por algo que não dinheiro".
>

>     é a ideologia, estúpido!
>

> Não necessariamente, Rafael. Eu apostaria mais na síndrome de "scratch
> an itch" (coçar um comichão) de que o Raymond fala. Suspeito que
> muitos poucos softwares começam por pura paixão ideológica. Acho que a
> ideologia vem depois, como acessório, como vontade de tornar a cura do
> comichão pública e obter um pouquinho de status.
concordo que não é necessariamente isso. minha frase foi em tom de
brincadeira. até pq achei a frase final da matéria bem bacana, é uma
alfinetada bem dada (meu palpite é q o título é de autoria do editor e a
frase final vem do repórter).

acho que existem várias determinações que levam alguém a contribuir ou a
usar (a matéria fala de contribuição e não necessariamente de início de
projeto). eu classifico como ideológicas quase todas elas. pode ser a
ideologia da democratização do conhecimento. pode ser a ideologia da
independência tecnológica. pode ser a ideologia de que esse é o modelo
de negócios "do futuro". e essas ideologias variam conforme o projeto,
quem os realiza, onde é realizado, contexto social etc

até mesmo a idéia de que o modelo livre leva a um software tecnicamente
melhor faz parte de uma ideologia. antes de qquer projeto ser iniciado
ninguém garante q o modelo livre vai fazer dele algo melhor (só a
história, a experiência passada) mas os sujeitos montam o projeto desse
jeito pq acreditam que esse é o caminho que vai faze-lo melhor.

veja bem, eu diferencio isso da motivação citada na matéria, qdo as
pessoas contribuem pq vao receber dinheiro em troca.

[]
rafael

> []s,
>
> Patola

Usuário Linux #352107
Jabber: usuário-rafael_evangelista34 servidor-jabber.org
Openwengo: r_evangelista
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000349663