Em 12/09/2006, às 05:43, Cláudio Sampaio escreveu:

On 9/11/06, Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Sem entrar no mérito das vendettas, se a idéia de reparação for por
aí então temos de esperar q a IBM e a Ford reparem o mal q fizeram ao
colaborar com o nazismo (a primeira indiretamente, a segunda
diretamente, graças à simpatia de Henry Ford aos ideais nazistas), só
pra ficar em dois exemplos . . . :-)

Sem dúvida que sim!
No entanto, o problema é que a maioria das pessoas envolvidas já morreram.

Então, se o Bill Gates e o Steve Ballmer se aposentarem e a empresa abraçar (sem extender) o Software Livre, tá tudo bem? ;-)

Mas o que elas fizeram foi, sem sombra de dúvida, algo moralmente nefasto. Você tem dúvidas? Tem dúvidas também de que o "justo" seria eles terem a retribuição pelo que fizeram?

Bom, toda vez em q se fala de SL aqui muitos invocam os mais altos princípios de ética e deitam falação sobre como SL tem a ver com princípios éticos, quase em oposição aos princípios "meramente" técnicos ou econômicos q parecem nortearem a galera "open source". Se é "justo" q eles (IBM e Ford, já "antropomorfizando" as empresas) tenham retribuição pelos crimes "moralmente nefastos" cometidos anteriormente (e aqui não se trata de usar lock-in para obter lucros extorsivos, mas de contribuir para um regime genocida!) e se tbém é verdade q o movimento SL prima pela ética, então não é contraditório associar o SL com empresas como a IBM pela simples conveniência do movimento (e da empresa, já q ainda não vi nenhum DB2 livre ou WebSphere livre)?

Vamos mais adiante: é ético (do pto de vista do SL) contribuir para empresas q produzem software proprietário? Mais ainda: é ético contribuir/trabalhar com empresas q colaboram com regimes ditatoriais para limitar a liberdade de acesso a informação de seus cidadão oprimidos? O q vc acha?

[ ]s,

Olival Jr.
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a