talvez porque existam diagramas e gravras que impossibilitem a utilização de tal formato? E nesse contexto, vale mais apenas manter em um único formato, porque já é difícil fazer a pessoa entender como usar um programa... tem gente que não sabe usar o bloco de notas (isso é fato). Além do PDF te dar uma idéia melhor de qts páginas serão necessárias para imprimir, do que o TXT aberto no kate, notepad, ou no que for? Enfim, tem n motivos... o que vc deveria se perguntar é: porque não em um formato aberto, como postscript?