Obrigada Charles por suas respostas. Tenho muito o q aprender e vcs são meus professores. Vou daqui e dali e vou aprendendo, assim posso dar melhor de mim a esta causa em comum que temos e que abraçamos.
Bjs,
Ada
On 9/14/06, Charles Pilger <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On 9/14/06, Ada Lemos <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Olha Charles, ODF é o que há não é???

É. E antes mesmo do ODF há uma coisa chamada TEXTO EM MODO ASCII.
Seria interessante para quem nunca pensou no assunto dar uma olhada no
viés filosófico do Projeto Gutenberg:

lectronic Texts (Etexts) created by Project Gutenberg are to be made
available in the simplest, easiest to use forms available.

Suggestions to make them less readily available are not to be treated
lightly. Therefore, Project Gutenberg Etexts are made available in
what has become known as "Plain Vanilla ASCII," meaning the low set of
the American Standard Code for Information Interchange: ie the same
kind of character you read on a normal printed page — italics,
underlines, and bolds have been capitalized.

The reason for this is that 99% of the hardware and software a person
is likely to run into can read and search these files.

Any other system of etext storage is going to fall short of an audience of 99%.

This does not mean there are not other valid mean of doing the etext
business ... after all, over half the computers are DOS, so one could
address a wide audience by just doing DOS. Plain Vanilla ASCII,
however, addresses the audience with Apples and Ataris all the way to
the old homebrew Z80 computers, while an audience of Mac, UNIX and
mainframers is still included.

Fonte:
http://www.gutenberg.org/wiki/Gutenberg:The_History_and_Philosophy_of_Project_Gutenberg_by_Michael_Hart

Ficam aqui falando de AbiWord. Ok, quero então um AbiWord rodando num
Palm... Aí complica né? Se o arquivo estiver em formato TXT a coisa
fica bem mais simples.

> PDF é da Adobe, não é??
> A MS está mesmo a caminho de se relacionar de que modo com ODF???

Aí eu não sei. Só sei que o Word já tem add-in para o formato ODF:

http://sourceforge.net/projects/odf-converter

> Obras como as de Domínio Público são pra ser modificadas??

Não é que sejam para ser modificadas, mas sim PODEM ser modificadas.
Por exemplo, se eu quiser eu posso pegar a Bíblia e tirar trechos.
Quem já comparou a Bíblia Católica com a Bíblia lançada pela Sociedade
Bíblica do Brasil (que é usado pelas igrejas protestantes) vai ver que
há na católica há 7 "livros" a mais no Antigo Testamento, livros esses
que são chamados de deuterocanónicos ou livros do "segundo Cânon". Há
outras Bíblias que ainda colocam novos livros, os chamados escritos
apócrifos. Esse é um exemplo de reestruturação de um livro que pode
ser feito num livro de domínio público.

> Certos documentos tb podem sê-lo??

Olha, eu sinceramente prefiro não misturar documentos e textos literários...

[]'s
Charles - [EMAIL PROTECTED]
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN [EMAIL PROTECTED]